Vendas do varejo devem cair 6% em maio, diz FecomercioSP
O faturamento das vendas no varejo paulista deve recuar 6% em maio na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Vale lembrar que o Dia das Mães é a segunda data mais importante do comércio brasileiro.
O tombo deve ser causado pelo cenário desfavorável ao consumo resultante de taxas de juros elevada, desemprego, queda da renda, menor disposição para endividamento e aumento de restrições na oferta de crédito por parte dos bancos e financeiras.
Segundo a FecomercioSP, os presentes de valor mais elevado, como eletrodomésticos e eletrônicos, devem perder espaço na lista dos mais vendidos neste Dia das Mães, dando lugar a itens mais baratos, que comprometam menos o orçamento e não exijam financiamento.
As vendas do segmento de lojas de vestuário e calçados costumam ser as mais alavancadas pelo Dia das Mães. Tanto que, normalmente, o mês de maio responde por 10% das receitas do setor no ano, ficando atrás apenas de dezembro.
Entretanto, a entidade aponta que o faturamento dessas lojas deve despencar cerca de 17% no mês na comparação com o mesmo período de 2015.
Presentes estão mais caros
Apesar do movimento fraco do comércio e das seguidas quedas nas vendas, muitos itens comuns nas listas de presentes para as mães mostram aumento de preços superior à inflação média acumulada em 12 meses até março, de 9,84%, conforme cálculos da FecomercioSP.
As maiores altas nos preços ocorreram em joias (23,8%), computadores (16,2%), televisores (16,1%), bicicletas (14,6%), blusas (13,5%) e lingeries (11,7%).
Com a crise, 41,6% dos empresários informaram que tinham estoque de mercadorias acima do adequado em abril - o que significa 6,1 pontos percentuais acima do registrado em abril do ano passado e o maior valor da série história iniciada em junho de 2011.
“Apesar do conservadorismo dos empresários e da redução dos pedidos junto a fornecedores, os estoques do varejo paulistano permanecem elevados, o que, por sua vez, tende a estimular promoções e liquidações para o Dia das Mães e resultar em boas oportunidades de economia para pais e filhos”, afrima a entidade, em nota.