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Vendas no varejo brasileiro aceleram crescimento

As vendas no varejo brasileiro aceleraram o crescimento em novembro e avançaram 0,7% ante outubro

16 jan 2014 - 09h46
(atualizado às 09h48)
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As vendas no varejo brasileiro aceleraram o crescimento em novembro e avançaram 0,7% ante outubro e 7,0% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Em outubro a alta havia sido de 0,3% e em setembro o avanço foi de 0,5%.

A mediana das projeções de 21 analistas ouvidos pela Reuters apontava para alta mensal de 0,4%, com as estimativas variando de queda de 0,4% a alta de 1,10%.

Em relação a novembro de 2012, a expectativa era de avanço de 6,0%, com projeções indo de queda de 1,5% a alta de 7,5%.

Na comparação mensal, sete das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram alta. Os principais destaques foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%); Tecidos, vestuário e calçados (1,5%) e Móveis e eletrodomésticos (1,5%).

O único resultado negativo foi registrado em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com recuo de 2,1% em relação a outubro.

A receita nominal do varejo teve alta de 1,1% em novembro ante outubro e avanço de 13,8% sobre um ano antes.

Já o volume de vendas no varejo ampliado - que inclui veículos e material de construção - mostrou alta de 1,3% em novembro sobre outubro, com aumento de 2,5% nas vendas de Veículos e motos, partes e peças.

O consumo vem se beneficiando do mercado de trabalho firme, apesar da fraqueza da economia ao longo de 2013, assim como também de incentivos do governo com redução de impostos.

Entretanto, a inflação mostrou resistência no final de 2013, mantendo-se em patamar elevado, o que acaba diminuindo o poder de compra dos consumidores. Em novembro, o IPCA atingiu alta de 0,54% na comparação mensal, para depois acelerar em dezembro a 0,92% e encerrar o ano com avanço acumulado de 5,91%.

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