Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vendas no varejo começam o ano com alta de 0,8%, diz IBGE

Resultado de janeiro deste ano foi o melhor para o mês desde 2012, mas não compensou a baixa de 2,6% registrada em dezembro do ano passado

13 mar 2015 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Comércio varejista abriu o ano com ligeira alta nas vendas</p>
Comércio varejista abriu o ano com ligeira alta nas vendas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

As vendas no varejo brasileiro subiram 0,8% em janeiro sobre dezembro, em um resultado melhor do que o esperado mas insuficiente para compensar a forte queda vista no fim do ano passado.

O resultado mensal do primeiro mês deste ano foi o mais forte para meses de janeiro desde 2012 (alta de 2,5%), mas isso depois de o setor ter visto as vendas recuarem 2,6% em dezembro sobre o mês anterior, interrompendo quatro meses seguidos de alta.

Na comparação com o mesmo mês de 2014, as vendas varejistas avançaram 0,6% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Ainda que tenha sido uma alta, esta é a leitura mais fraca para o mês em 12 anos, destacando a fraqueza vivida pelo setor em meio a um cenário de inflação alta e baixa confiança do consumidor.

Entretanto, os resultados de janeiro foram bem melhores do que as expectativas em pesquisa da Reuters, de queda de 0,5% na comparação mensal e de recuo de 0,9% na base anual.

O IBGE informou que cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram alta mensal no volume de vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,3%) e móveis e eletrodomésticos (2,4%).

Já as vendas de combustíveis e lubrificantes ficaram estagnadas em janeiro na comparação com dezembro.

O volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiu 0,6% em janeiro sobre o mês anterior, mas com queda de 0,5¨% nas vendas de veículos e motos, partes e peças.

Lojistas veem dia das mães como esperança para aumento de vendas:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade