Consultora de imagem ganha investimento de R$ 500 mil para criar app com foco em pessoas negras
Cáren Cruz recebeu o investimento de três 'tubarões' para desenvolver um aplicativo de consultoria de moda voltado para pessoas negras
Cáren Cruz, consultora de moda, criou a Pittaco Academy para ajudar pessoas negras com conteúdos relacionados à imagem e moda.
O que você vê quando está de frente para o espelho? Para algumas pessoas, se vestir e mesclar peças de roupa é um momento de diversão. Para outras, pode ser um momento de indecisão e desconforto, principalmente quando as referências de moda parecem não ser feitas para o seu corpo e cor da pele.
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Pensando em como ajudar pessoas negras como ela, Cáren Cruz, de 40 anos, decidiu se tornar consultora de imagem -- mas, ela frisa, é uma consultora de imagem diferente. Ela até se aprofundou nas teorias da moda, claro, mas manteve o olhar sempre crítico.
"Inquieta e questionando sobre todo esse universo, eu começo a entender que há uma teoria que foi fundamentada dentro de um recorte, dentro de um espaço geográfico, dentro de uma perspectiva que não é a minha. Como romper com isso e como fazer diferente?", provoca Cáren.
Hoje, além de consultora de moda, ela está à frente de uma edtech, a Pittaco Academy, que produz conteúdos relacionados à imagem voltados para pessoas negras, e um aplicativo que está em desenvolvimento. Este último foi destaque na participação de Cáren no programa Shark Tank, que foi ao ar na última semana e rendeu à comunicóloga o investimento de R$ 500 mil, divididos entre três 'sharks'.
Quem escolheu investir no projeto foram as empresárias Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa. Juntas, elas terão 45% de participação no negócio de Cáren.
O início da consultoria e a relação com identidade
Cáren conta que atende, sim, pessoas brancas, mas o seu negócio apenas não foi desenvolvido para elas.
"Há um movimento e há um posicionamento do que nós de fato acreditamos e quem queremos de fato transformar", explica.
Formada e atuante como profissional de Relações Públicas, além de atenta à moda desde sempre, seu sucesso no ramo começou com um blog, lá em 2009. Ela confessa que a ideia não era das mais atraentes e só criou a página depois da insistência de amigos.
Um episódio cômico foi seu principal impulsionador. Iria acontecer um casamento na praia, e Cáren recebeu três ligações de pessoas distintas, uma atrás da outra, pedindo dicas de como se vestir para o evento.
Foi aí que veio o blog Pittaco na Moda.
"Isso pra mim foi o fim da face da Terra, sendo bem sincera", comenta.
Quando via o que outras blogueiras do tipo estavam escrevendo, não sentia identificação. Elas falavam sobre tendências, roupa e comida. Cáren queria falar sobre "possibilidades".
Assim, acabou levantando a bandeira do empoderamento feminino em uma época em que pouco se falava nisso. Criou ali uma pequena comunidade, que veio a dar origem à empresa de consultoria.
Ela conta que realizava encontros entre as seguidoras da época e percebeu que muitas delas tinham empregos formais e, ao mesmo tempo, davam conta de negócios próprios.
"Eu descobri que a gente tinha um universo de empreendedoras ali para dialogar", diz.
Demorou um pouco para que chegasse ao formato da consultoria como é hoje. Cáren começou realizando eventos para potencializar as marcas dessas empreendedoras, ainda sem ganhar dinheiro com isso.
Depois de um desses encontros, veio o incômodo.
"Eu pensei: 'Não vendo nada com esse blog, eu não ganho nada com isso, e eu não quero só ser a pessoa que escreve, eu quero ser a pessoa também que faz alguma coisa acontecer através da escrita'", relembra.
Foi então que Cáren investiu na criação de duas lojas, em momentos diferentes, mas que acabaram porque não tinham o propósito que ela buscava.
"Eu precisava me munir de mais informações e conhecimentos para que eu pudesse criar um negócio, sair do universo do empreender para ser empresária", conta.
Sucesso da Pittaco Consultoria
A Pittaco Consultoria surgiu, então, em 2020. Cáren buscou formação como consultora de imagem e criou o seu próprio método para atingir pessoas negras executivas. Atualmente, são várias as ramificações de serviços oferecidos, para todos os bolsos.
O tíquete mais caro está em R$ 30 mil por mês, em um combo completo, que, além da consultoria de imagem, envolve também o serviço de relações públicas. Cáren explica que este é voltado para autoridades, e conta com uma equipe dedicada a quem o contrata.
Mas quem tem menos recursos também se encontra no site da Pittaco. O produto mais barato está sendo vendido hoje por R$ 1,99, e é um círculo cromático para ser impresso em casa e ajudar na hora da combinação de roupas. Depois dele, o produto mais barato está na casa dos R$ 50, e se trata de um e-book para facilitar a rotina de escolher roupas durante a semana.
Com o investimento do Shark Tank, em breve deve chegar ao ar o aplicativo da Pittaco. A previsão é de que existam três modalidades: básica, intermediária e premium, custando a primeira R$ 29,90.
"Também vai ter uma versão gratuita para a pessoa testar e ver se faz sentido para ela", afirma.