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Blog The Speaker

Comunicação: O que podemos aprender com a Doutor Multas?

Já ouviu falar sobre inbound marketing? Conheça a importância que essa nova tendência tem para o marketing de empresas.

21 nov 2017 - 16h20
(atualizado em 23/11/2017 às 10h43)
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Olá, Speakers! Como vocês estão?

Já ouviram falar sobre inbound marketing? Se já ouviram, sabem da importância que essa nova tendência tem para o marketing de empresas, não é verdade? Se ainda não conhecem, provavelmente não demorará muito a terem contato com essa forma de fazer comunicação estratégica.

O inbound marketing é, por tradução, o “marketing por atração”. No marketing “comum”, por assim dizer, são as empresas e marcas que buscam seus clientes, através de propagandas nas mais diversas plataformas. No inbound, são os clientes (ou potenciais clientes) quem procuram as empresas, o que, na prática, é muito mais vantajoso, certo?

“Ok, Livia, mas como essa atração acontece?” Boa pergunta! Para conseguir atrair os clientes ou potenciais clientes, as empresas têm investido em trabalhos de relacionamento com as pessoas, através da criação de conteúdos bastante personalizados e, na medida do possível, autorais.

E é aí que nascem as empresas que se especializaram em comunicar e informar pessoas através da geração de conteúdo. Em outras palavras, o que acontece no inbound marketing – e o que os criadores de conteúdo fazem – é uma espécie de “educação do público”, que acaba transformando marcas e empresas em referências nos assuntos que mais lhes interessam (e que sejam mais interessantes nas decisões de compra do consumidor).

Nesse sentido, também atuam os chamados influenciadores: blogueiros e youtubers que produzem conteúdo de maneira gratuita e que, no fim das contas, acabam lucrando bastante com esse tipo de trabalho.

Foto: Ginetcom

Para entender o sucesso do inbound marketing, pense no seu próprio dia a dia. Quando chegam propagandas de produtos que você não tem nenhum interesse, isso provavelmente não te deixa nem um pouco feliz, certo?

Pelo contrário, quando você é sutilmente direcionado a páginas que falam daquilo que te interessa e com um conteúdo bastante diferenciado do comum, existem grandes chances de você voltar a frequentar a página dessa empresa outras vezes e acabar comprando algum produto no futuro.

Doutor Multas: um case de sucesso para entender o inbound marketing

A Doutor Multas é um dos melhores exemplos de empresas que alcançaram muito sucesso usando as estratégias do inbound marketing. Hoje, ela é o maior portal de ajuda aos cidadãos no que diz respeito a multas e cobranças de trânsito.

Para conquistar os seus clientes e atingir o patamar que tem hoje, a Doutor Multas investiu pesado em comunicação. Para vocês terem ideia, a equipe da empresa conta com 14 técnicos responsáveis por atender e fazer recursos e estratégias, além de oito revisores e redatores!

Todo esse pessoal publica, em média, 60 textos por mês no site da Doutor Multas, criando conteúdos acessíveis e bem elaborados que ajudam as pessoas a conhecerem os seus direitos em relação às leis de trânsito.

Quando pensamos em comunicação e oratória, estamos falando sobre contar histórias e traduzir cenários de um jeito fácil, compreensível e interessante. O que a Doutor Multas fez foi exatamente isso! Mesmo se tratando de um assunto bastante complicado (e cheio de burocracias), a empresa conseguiu conquistar a confiança do público e gerar uma comunicação eficiente!

Por exemplo: existem casos em que os cidadãos não querem ou não conseguem redigir recursos sozinhos. Quando isso acontece, a equipe do Doutor Multas disponibiliza um serviço que faz esse recurso. Ou seja, o Doutor Multas, além de ser um super case de sucesso, presta um papel bastante importante para a sociedade. Tudo isso através da comunicação!

O que podemos aprender com a Doutor Multas?

Foto: Doutor Multas

O marketing digital, nas suas mais diversas facetas, caminha lado a lado com o sucesso (ou a falta de sucesso) de uma empresa. Isso ninguém pode discutir, não é mesmo? Cada vez mais empresas estão baseando suas ações de marketing em criação de conteúdo, ou seja, usando as estratégias do inbound marketing, o marketing de atração.

Se você é dono de uma empresa ou se trabalha em uma, não se esqueça: o modo como você se comunica determinará a imagem que o consumidor passará a ter sobre você e, mais importante ainda, sobre a sua empresa e os produtos que vocês oferecem.

Já sabemos que a Doutor Multas investiu bastante em comunicação, mas o que, na prática, podemos aprender com esse case de sucesso? Elencamos algumas ações. Veja:

- Defina uma visão clara da importância do marketing de conteúdo para a sua empresa: dessa forma, ao identificar as vantagens desse investimento, sua empresa poderá planejar estratégias eficientes e bem estruturadas, sempre de acordo com o seu público e contexto.

- Elabore temas relevantes: se bem é verdade que, hoje em dia, é possível encontrar TUDO na internet, é cada vez mais difícil ter acesso a temas relevantes e confiáveis rapidamente. Por isso, quando montar a sua equipe de comunicação, deixe bem claro a necessidade de oferecer textos e conteúdos de qualidade, que realmente sejam úteis para seus clientes e potenciais clientes.

- Mantenha contato com a sua equipe de comunicação: cases de sucesso têm uma relação bem próxima com as pessoas que representam as suas marcas e empresas. Pensando nisso, procure se reunir com seus comunicadores de um modo frequente, criando uma relação de confiança. Nessas reuniões, faça uma medida da eficiência do conteúdo que é produzido, pensando juntos em possíveis soluções e inovações.

- Produza conteúdos constantemente: essa regra não vale apenas para redes sociais! Se você quer conquistar a fidelidade do seu público, é fundamental oferecer conteúdo novo com frequência em todas as plataformas. Vamos pensar juntos: se o seu cliente visitou a sua página três vezes e não encontrou nada novo, provavelmente deixará de ir até lá e procurará por páginas e sites mais dinâmicos, não é verdade?

Em meio a tantas novidades na comunicação, uma das formas de criar um bom plano de marketing é se inspirar em empresas de sucesso e, a partir disso, pensar em inovações e estratégias! Fique de olho e esteja sempre ligado no que as grandes marcas andam fazendo!

Fonte:

www.thespeaker.com.br 

www.doutormultas.com.br

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