Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Falar em público nunca foi tão importante

Nos últimos anos, a relevância da oratória na vida das pessoas vem aumentando consideravelmente.

4 abr 2018 - 09h42
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speakers!

Se você está aqui na nossa página, é porque já sabe que falar em público é uma habilidade muito importante, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Nos últimos anos, a relevância da oratória na vida das pessoas vem aumentando consideravelmente.

A internet – e especialmente as redes sociais – alterou a forma como nos comunicamos, intensificando a relevância da comunicação no nosso cotidiano. Por isso mesmo, independente da profissão à qual nos dedicamos, falar bem em público é quase sempre um pré-requisito para uma carreira bem-sucedida.

Tudo isso, aliado ao contexto brasileiro atual, em que o mercado está cada dia mais competitivo e o grau de desemprego está alto, faz com que cheguemos a uma inegável conclusão: falar em público nunca foi tão importante como agora!  

Na nossa conversa de hoje, falamos sobre isso. Veja!

Oratória em entrevistas de emprego: os processos seletivos já não são como antes

Um dos momentos que mais explicita a eficácia de uma boa oratória é a entrevista de emprego. Nessas entrevistas, os candidatos têm pouco tempo para provar que são qualificados para determinada vaga.

Como dissemos, a internet mudou completamente a forma como nos comunicamos e toda essa mudança também chegou aos processos seletivos. Anos atrás, ter um bom currículo era suficiente para conseguir um emprego. Hoje, não exagero ao dizer que ser selecionado para uma vaga depende mais da oratória do que do currículo em si.

O Brasil vive uma fase difícil e, para cada vaga de emprego, são altíssimos os números de candidatos. Se preparar para a entrevista é, então, uma forma de aumentar as próprias chances de ingressar no mercado de trabalho.

Algumas técnicas de oratória podem fazer a diferença em processos seletivos. Vale muito a pena investir seu tempo para aprender essas técnicas e melhorar a sua comunicação interpessoal.

Oratória no trabalho: independente da profissão, é preciso saber falar em público

Por muito tempo, a oratória era vista como uma habilidade necessária apenas para certos tipos de profissionais, como políticos, jornalistas, apresentadores, publicitários, entre outros.

Hoje em dia, isso já não existe mais. Para ter sucesso e ascender na sua vida profissional, Speaker, você precisa saber falar bem em público e ter uma boa comunicação interpessoal. Esse é um fato.

Foto: ShutterStock

As empresas, independente do nicho ao qual pertencem, estão conectadas a outras empresas, pessoas, comunidades – dentro e fora do país. Para crescerem, precisam estar em constante comunicação com outros setores.

Toda essa nova forma de empreender alterou também o dia a dia corporativo, de modo que os profissionais são constantemente desafiados com novas habilidades e experiências, entre elas, fazer apresentações dentro e fora da empresa.

Por que isso acontece? Porque, hoje, já não basta mais ter sucesso em determinado ramo, mas é preciso comunicar esse sucesso, compartilhando conquistas, inovações e projetos com o mundo. Isso se chama aumentar o networking.

Se você está empregado, escute o meu conselho: invista em suas habilidades de oratória o quanto antes. Cedo ou tarde, você irá precisar delas!

Oratória na web: é preciso ter uma boa presença nas redes sociais

Já não restam dúvidas de que a internet mudou completamente as nossas vidas, não é mesmo? Para perceber isso, basta pensarmos na enorme influência das redes sociais para pessoas, empresas, marcas, comunidades...

Hoje, além de ter uma boa comunicação “face a face”, garantir uma boa postura na web é um fator indispensável para se afirmar no mercado e estabelecer boas conexões dentro e fora do âmbito do trabalho.

E o que isso tem a ver com oratória? Tudo, Speakers! Ter uma boa oratória na web é uma garantia de que você está transmitindo para o mundo a imagem que gostaria, seja através de textos ou vídeos.

No caso dos vídeos, a boa oratória é ainda mais indispensável, já que existe um conjunto de técnicas para fazer bons vídeos. Afinal, os vídeos também são um tipo de apresentação em público. Aliás, um tipo de apresentação que cresce e se destaca a cada dia e que, portanto, é preciso estar preparado para aprender a usar essa plataforma da melhor forma possível.

Falar em público nunca foi tão importante! Esses são apenas alguns dos muitos exemplos que mostram a comunicação como algo intrínseco a uma vida profissional e pessoal bem-sucedida.

Fontes:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade