Vídeo: 5 dicas para se proteger de golpes que usam o 'FraudGPT'
A Inteligência Artificial generativa virou arma dos criminosos para praticar golpes
O enorme sucesso da Inteligência Artificial generativa do ChatGPT não passou despercebido no mundo do crime. O novo golpe utilizado pelas quadrilhas é o "FraudGPT", em que utilizam uma versão criminosa do ChatGPT (vendida na Dark Web) para criar bots relacionados a ataques digitais, produção de textos convincentes para enganar usuários, encontrar sites vulneráveis e até mesmo criar códigos maliciosos para páginas.
É de extrema importância ficar atento a tudo o que é enviado por SMS ou aos sites acessados, pois podem ser mensagens feitas por uma IA com o objetivo de manipular e roubar.
Nessa linha, é importante estar atento às novas tecnologias que surgem em nosso dia a dia, para obter mais segurança no ambiente digital. Uma das empresas que investe nisso é a Nethone, que trouxe ao mercado seu serviço no qual utiliza tecnologia para reduzir os danos causados por fraudes digitais.
Utilizando o Software as a Service, a ferramenta de defesa utiliza IA para detectar e interromper fraudes por meio de pequenos detalhes, como tempo de digitação de informações pessoais ou até mesmo movimentações no mouse.
Acompanhe no vídeo com Thiago Bertacchini, da Nethone, as cinco dicas essenciais para se proteger de goles do "FraudGPT".
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.