Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo: como as emoções podem interferir nos investimentos

Conheça os conceitos de ancoragem e aversão à perda e como podem afetar seus investimentos

10 out 2022 - 09h25
Compartilhar
Exibir comentários
Veja como as emoções podem interferir nos investimentos:

Ser investidor, principalmente no mercado de renda variável, demanda além de conhecimento uma porção de controle emocional. Pensando nisso, é benéfico para os investidores conhecer uma área da economia que estuda o comportamento relacionado ao dinheiro, a economia comportamental. 

De acordo com Eliz Sapucaia, analista de estratégia na Terra Investimentos, dois conceitos são fundamentais na economia comportamental: aversão à perda e ancoragem. Entenda os dois conceitos e como as emoções podem afetar os investimentos.

“No caso de aversão à perda, o que nós humanos fazemos é sentir a dor da perda muito maior do que o ganho”, explica Eliz. Ela detalha como isso pode acontecer no âmbito dos investimentos: “Quando eu invisto em uma ação e eu ganho, por exemplo, R$ 100, eu fico muito feliz. Mas se o oposto ocorre, de perder R$ 100, a minha dor de perder vai ser muito maior do que a minha felicidade de ganhar.” 

Isso pode fazer com que, depois de uma perda, o investidor se torne mais cauteloso do que antes: “Provavelmente a gente vai ficar muito mais ligado ao que perdeu do que ao que ganhou, mesmo que o saldo fique no zero a zero”, disse a especialista.

Foto: Freepik

Já a ancoragem é o efeito que faz com que se tome um preço como base em uma análise. De acordo com Eliz, esse efeito é muito comum no mercado financeiro, principalmente para operadores e para analistas de ações. 

Eliza demonstra o efeito na prática: “Se eu sou um grafista, o que vai ocorrer na realidade é que eu vou começar a analisar tanto o meu suporte quanto a minha resistência (pontos recorrentes de alta e baixa em análise gráfica). Ali vão estar preços, então eu tomo aquilo como a minha medida principal”. 

Isso pode fazer com que a pessoa que está analisando os dados das ações possa tomar o preço ancorado como base na análise, e dê menos importância a outros fatores que também são importantes. 

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade