Vídeo: Próximas semanas de Lula definirão a economia
Com Lula eleito, futuro da economia do País tem nuvem de dúvidas que precisa ser dissipada
Com eleição de Lula para Presidente do Brasil, paira uma nuvem de dúvidas sobre a economia, afinal, ele ainda não deu pistas do que o mercado pode esperar para 2023.
Mas essa nuvem de dúvidas deve se dissipar nas próximas semanas, defende Paulo Cunha, especialista em mercado financeiro e fundador da iHUB Investimentos.
Ao longo da campanha, Lula não evidenciou detalhes sobre a política econômica a ser adotada e nem citou nomes do possível time de economistas que irão compor a pasta do ministério da economia. Essa nebulosidade gerou incertezas para o mercado em relação ao futuro econômico do país.
Em linha com a indecisão, o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (31), mostrou elevação na inflação para 2022, de 5,60% para 5,61%. A projeção para o IPCA estava em queda há 17 semanas. Os ativos de grandes empresas estatais brasileiras negociadas no exterior, também reagiram negativamente à vitória de Lula nas urnas. O ETF brasileiro EWZ caiu 5% e ADRs da Petrobras derreteram cerca de 10% no pré-market da NYSE.