Como se organizar financeiramente com as contas de início do ano
Ano novo, vida nova? Ou seria: ano novo, despesas novas? Todo começo de ano tem aquele momento de preocupação com as novas contas que estão por vir. E elas têm nome: IPVA, IPTU, rematrícula escolar e outros gastos que costumam aparecer, como a alta de preços do material escolar e o reajuste na mensalidade da creche, escola ou faculdade. A educadora financeira e consultora do will bank, Mila Gaudêncio, explica que essas despesas podem aumentar a ansiedade financeira e causar frustração já no primeiro mês do ano.
“Janeiro costuma ser um período de autocobrança, ainda mais com a pressão de criar metas pessoais, a comparação com os demais e as despesas que vão além do esperado”, comenta a consultora do will.
E quando o saldo bancário não ajuda, essa insatisfação pode acabar aumentando e levando a decisões impulsivas. Considerando que 7 em cada 10 brasileiros não usam palavras positivas para descrever sua vida financeira atual, segundo o estudo de Dismorfia Financeira do will bank, começar 2025 com mais consciência em relação às finanças pode ajudar, não só a enfrentar as surpresas de janeiro, mas também a guiar as escolhas financeiras futuras.
Por conta disso, Mila Gaudêncio destaca as principais recomendações para iniciar o ano com o pé direito quando o assunto é dinheiro. Assista ao vídeo.