Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Oferecimento Logo do patrocinador

Entenda as mudanças do mercado cripto neste fim de ano

3 dez 2024 - 17h19
Compartilhar

O Bitcoin encerrou novembro com uma valorização de mais de 30%, destacando-se como um dos ativos de maior retorno no mês. Historicamente, dezembro costuma ser positivo para o mercado cripto em ciclos de alta, mas há indícios de que este ano pode fugir à regra. Em 2025, espera-se o pico do atual ciclo, seguindo o padrão observado em 2013, 2017 e 2021, o que torna improvável que dezembro de 2024 alcance desempenhos comparáveis.

"Fatores estruturais e conjunturais sugerem uma possível pressão vendedora no curto prazo. O final do trimestre e do ano é caracterizado pelo rebalanceamento de carteiras por grandes investidores institucionais, como fundos de investimento e family offices, o que historicamente pode gerar uma liquidação parcial de ativos cripto para realizar lucros e ajustar portfólios", diz Israel Buzaym, especialista cripto do Bitybank.

Outro ponto relevante é o comportamento das altcoins. Embora o Bitcoin seja o principal condutor do mercado, quando ele lateraliza ou enfrenta correções leves, é comum observar uma migração de capital para altcoins com menor capitalização de mercado. Esses ativos podem apresentar performances expressivas em ciclos curtos, oferecendo oportunidades táticas para investidores atentos.

"No âmbito geopolítico, os temores de conflitos entre grandes potências geram incertezas no curto prazo, potencialmente pressionando o preço do Bitcoin. No entanto, essa dinâmica reforça o posicionamento do ativo como anti-frágil. A narrativa de reserva de valor e proteção em cenários macroeconômicos adversos continua sólida, especialmente em janelas de médio e longo prazo", afirma ele.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade