Vietnã mantém pena de morte para magnata ligada a escândalo bilionário
Truong My Lan foi condenada em abril por fraudar o Saigon Commercial Bank (SCB), instituição que, segundo acusação, estava sob seu controle
Nesta terça-feira, 3, um tribunal do Vietnã rejeitou o recurso de uma magnata do setor imobiliário e confirmou a pena de morte. Truong My Lan, de 68 anos, foi condenada por envolvimento no maior escândalo financeiro da história do país, com uma fraude estimada em US$ 27 bilhões (cerca de R$ 163,74, na conversão atual). A corte de Ho Chi Minh afirmou não haver motivos para reverter a decisão da primeira instância. As informações são da AFP.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Lan foi condenada em abril por fraudar o Saigon Commercial Bank (SCB), instituição que, segundo a acusação, estava sob seu controle.
Apesar de recorrer, o tribunal decidiu manter a pena. Contudo, há uma alternativa para evitar a execução: se Lan devolver 75% dos bens adquiridos de forma ilícita, sua pena poderá ser reduzida para prisão perpétua.
O caso gerou um impacto grande no país, com dezenas de milhares de investidores perdendo suas economias aplicadas no SCB, o que provocou protestos em larga escala.
Fundadora do conglomerado imobiliário Van Thinh Phat, Lan afirmou anteriormente ao tribunal que "a maneira mais rápida" de reparar os danos seria "liquidar o SCB e vender nossos ativos para pagar o Banco Estatal do Vietnã e os investidores prejudicados".