PUBLICIDADE

Virgin Galactic leva seus primeiros turistas ao espaço; veja vídeo

Voo particular para clientes estava atrasado havia anos e levou ex-atleta olímpico que comprou sua passagem em 2005 e dupla de mãe e filha que ganharam vagas em sorteio

11 ago 2023 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Virgin Galactic realizou um voo levando a sua primeira tripulação de turistas ao espaço na quinta-feira, 10. A bordo, estavam um ex-atleta olímpico britânico que comprou sua passagem há 18 anos e uma dupla mãe e filha do Caribe.

"Essa foi de longe a coisa mais incrível que já fiz na minha vida", disse Jon Goodwin, que competiu em canoagem nas Olimpíadas de 1972.

Em contraste com o foguete lançado por avião da Virgin Galactic, as cápsulas usadas pela SpaceX e pela Blue Origin são totalmente automatizadas e descem de volta de paraquedas.

Como a Virgin Galactic, a Blue Origin tem como alvo as bordas do espaço e lançou 31 pessoas até agora, mas os voos estão suspensos após a queda de um foguete no outono passado. A cápsula, carregando experimentos, mas sem passageiros, pousou intacta.

A SpaceX é a única empresa privada que transporta clientes até a órbita, cobrando um preço muito mais alto também: dezenas de milhões de dólares por assento. A empresa já fez voos com três tripulações privadas. A NASA é seu maior cliente, contando com a SpaceX para transportar seus astronautas até a Estação Espacial Internacional.

As pessoas têm feito viagens de aventura por décadas, os riscos ressaltados pela recente implosão do submersível Titan, que matou cinco passageiros em seu caminho para ver os destroços do Titanic. A Virgin Galactic sofreu sua própria baixa em 2014, quando sua aeronave se partiu durante um voo de teste, matando um piloto. No entanto, os turistas espaciais ainda fazem fila, desde que o primeiro voou para a órbita em 2001 com os russos.

Branson, que mora nas Ilhas Virgens Britânicas, assistiu ao voo de quinta-feira de uma festa em Antígua. Ele foi acompanhado pelo primeiro-ministro do país, bem como pela mãe de Schahaff e outros parentes.

"Bem-vindo ao clube", disse ele aos novos astronautas via X, antigo Twitter. Vários meses atrás, Branson realizou uma loteria virtual para estabelecer uma hierarquia para os primeiros 50 clientes da empresa - apelidados de Astronautas Fundadores. A Virgin Galactic disse que o grupo concordou que Goodwin iria primeiro, dada a sua idade e o mal de Parkinson. / AP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade