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Vivo aposta no 5G e registra lucro de R$ 1,4 bi no 3º tri

Vivo tem crescimento de 9,3% em relação ao mesmo trimestre de 2021

26 out 2022 - 10h32
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Foto: Reprodução

A Vivo divulgou o resultado de seu 3º trimestre e apresentou um lucro líquido de R$ 1,436 bilhão, o que significa um aumento de 9,3% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O lucro inicialmente previsto para o período era de R$ 852 milhões, segundo a Refinitiv, fornecedora anglo-americana de dados e infraestrutura do mercado financeiro.

Esse resultado positivo foi impulsionado pelas maiores receitas e melhora no resultado financeiro nesse período, segundo a empresa, e reflete a estratégia da Vivo focada em seus negócios “core”, como fibra, serviços móveis e digitais, aparelhos e acessórios. Eles representam 92% da receita total da companhia, com crescimento de 13,8%.

O 5G já mostra a sua importância aos poucos

Vale destacar ainda que a base de clientes teve aumento de 14,6%, chegando a 112 milhões de acessos. Os investimentos realizados somaram R$ 2,6 bilhões, alta de 20,2%, direcionados ao reforço da rede móvel, com destaque para a ativação do 5G nas capitais, além do investimento na expansão da rede de fibra.

“Nesse trimestre, mantivemos o crescimento e evoluímos em todas as linhas de negócios, com resultados consistentes em receita, lucro, Ebitda e excelente geração de caixa. A eficácia da nossa gestão elevou os níveis de investimentos em fibra, cobrindo hoje mais de 22 milhões de domicílios, e acelerou a expansão da rede móvel, com a ativação do 5G em todas as capitais”, explica o presidente da Vivo, Christian Gebara. “Com as principais tecnologias de conectividade, abrimos caminho para uma operação mais eficiente da nossa plataforma de serviços, com a ampliação e desenvolvimento de novas soluções digitais às pessoas e empresas.”

Investimentos na rede móvel e ativação do 5G

O terceiro trimestre da Vivo registrou investimentos da ordem de R$ 2,6 bilhões, o que representa 21,2% da receita líquida do trimestre. Esses investimentos foram direcionados ao reforço da rede móvel, com destaque para a ativação do 5G nas capitais, e à expansão de fibra, que teve aumento de receita de mais de 20%.

“Mantivemos o crescimento e evoluímos em todas as linhas de negócios”, disse Christian Gebara, presidente da Vivo
“Mantivemos o crescimento e evoluímos em todas as linhas de negócios”, disse Christian Gebara, presidente da Vivo
Foto: Divulgação

Considerando os últimos 12 meses, a Vivo expandiu a rede de fibra para 71 novas cidades, acumulando 5,3 milhões de domicílios conectados. A infraestrutura de fibra da Vivo é considerada a maior da América Latina, cobrindo 22,3 milhões de residências e empresas em 380 cidades brasileiras, segundo a empresa.

A receita móvel total alcançou R$ 8,5 bilhões, com alta de 14,7%. O segmento pós-pago segue em destaque, com faturamento de R$ 6,2 bilhões, valor 12% superior no comparativo anual. A base pré-paga chegou a quase 40 milhões de acessos e receita de R$ 1,5 bilhão, registrando aumento de 21,5%.

Os negócios digitais em finanças, educação e entretenimento

Assim como no 2º trimestre, a Vivo se destaca como plataforma de distribuição de produtos e serviços digitais em segmentos como financeiro, educação, saúde, entretenimento, casa inteligente e mercado corporativo.

O destaque é o Vivo Money, serviço de crédito pessoal para clientes pós-pago e controle, que encerrou o mês de setembro com cerca de R$ 160 milhões de crédito concedido desde o seu lançamento.

Já os serviços digitais (cloud, cibersegurança, IoT, big data, mensageria, venda e aluguel de equipamentos de TI) geraram cerca de R$ 2,5 bilhões em receitas, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estratégia atuante na agenda ESG

A Vivo também se destaca por apresentar uma estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança) por meio da adesão ao "Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade", iniciativa proposta pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável com metas voltadas à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A empresa alcançou 86 pontos na Global Corporate Sustainability Assessment, realizada pela S&P e referência para composição do Dow Jones Sustainability Index, edição 2022, ficando entre as dez mais sustentáveis do setor. A companhia aderiu, ainda, à Ambição 2030 do Pacto Global da ONU Brasil, iniciativa voltada a ampliar o engajamento das empresas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Redação Dinheiro em Dia
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