Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você é o que queria ser quando era criança?

Pesquisa compara profissões desejadas na infância e carreiras atuais, revelando alta busca por reskilling.

19 mai 2022 - 02h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Quando criança, o que você queria ser quando crescesse? Essa questão fez parte de uma pesquisa realizada pela EBAC Online, Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, junto a seus alunos. O objetivo foi entender quais eram as expectativas no passado, o que se tornou realidade e o que eles estão buscando para o futuro da carreira ao se inscreverem nos cursos da instituição.

O resultado aponta uma forte tendência à mudança de área, o que também é conhecido como reskilling (quando um profissional busca uma nova formação). Entre os participantes, a maior parte hoje atua na área de Comunicação e Marketing (25.5%), seguido por Comércio e Serviços (12.3%) e Tecnologia (11.7%).

Contudo, os cursos mais desejados são de áreas totalmente diferentes: Audiovisual teve 17.2% dos votos (que habilita a trabalhar na produção de filmes, séries, podcasts, programas de TV ou fotografia), Programação teve 16.2% (para desenvolver softwares, programas ou trabalhar com tecnologia) e Negócios e Gestão teve 13.4% (para liderar pessoas e gerenciar processos e experiências).

Ainda mais curioso é que na infância o ideal de profissão da maioria nada tinha a ver com os rumos que os entrevistados tomaram na carreira: mais de 20% de quem respondeu a pesquisa da EBAC queria ser médico ou veterinário quando era criança. Além disso, 12.4% queriam ser professores, 10.6% queriam ser cientistas e 9.8% queriam ser escritores. Muitos também queriam ser artistas: cantar, atuar em novelas e dançar foram atividades que apareceram, cada uma, em 7% das respostas.

“Contudo, se analisarmos os resultados considerando que a tecnologia permite uma intersecção de interesses, podemos dizer que nenhum profissional está tão distante do seu sonho de criança”, afirma André Palme, executivo da cultura e do entretenimento com dez anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming, que é também professor na EBAC Online em cursos da vertente de Audiovisual. 

“Quem achava que seria escritor ou cantor, por exemplo, certamente pode aplicar suas aptidões nas carreiras de mercado de audiotainment (entretenimento em áudio), que engloba produção de audiobooks, audiodramas e podcasts, por exemplo.”

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade