Você realmente sabe o que é a Previdência Social?
Separamos informações claras e objetivas acerca dos benefícios e beneficiários da Previdência
O termo "Previdência Social" é um velho conhecido da grande maioria dos brasileiros, contudo, algumas dúvidas ainda pairam no ar. Se você ainda têm indecisões sobre o que é a Previdência e para que ela serve, confira abaixo o tira-dúvidas que o Finanças e Empreendedorismo preparou de acordo com as informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Afinal, o que é a Previdência?
A Previdência é um dos produtos que compõem o leque de serviços executados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é um seguro que garante aos seus contribuintes e familiares uma renda em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Ou seja, ela serve para substituir a renda do segurado-contribuinte, quando há perda da sua capacidade de trabalho. Sabe aquela sua tão sonhada aposentadoria? Pois então, ela é um benefício da Previdência Social.
Quais são os tipos de benefícios da Previdência Social?
Aposentadoria por idade
Aposentadoria por invalidez
Aposentadoria por tempo de contribuição
Aposentadoria especial
Auxílio-doença
Auxílio-acidente
Auxílio-reclusão
Pensão por morte
Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
Salário-maternidade
Salário-família
Quem pode se inscrever?
Empregados, empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais, trabalhadores rurais, donas de casa e estudantes podem ser segurados pela Previdência Social. De forma geral, pode-se dizer que todo brasileiro que possui mais de 16 anos pode se inscrever e se tornar contribuinte da Previdência. Contudo, há algumas observações específicas com relação às formas de inscrição, confira:
- Todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência, ou seja, ele é inscrito e contribui forma automática (desconto em folha), sem a necessidade de executar essa ação individualmente;
- Quem trabalha por conta própria (sem carteira assinada) também pode contribuir para a Previdência, contudo, para isso, é necessário que o trabalhador se inscreva e contribua mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.