Você sabe quanto custa por dia manter o ChatGPT ativo?
Ou quanto vai custar o treinamento do GPT 5?
Em semana que os maiores techbilionários se reuniram em Washington para se posicionar sobre como regulamentar a Inteligência Artificial, retorno a uma reflexão recente sobre o quanto de receita esse mercado está gerando aqui e agora.
A OpenAI, criadora do ChatGPT, tem sido objeto de uma série de especulações sobre o estado de suas finanças recentemente.
Em primeiro lugar, as boas notícias. Depois de faturar 28 milhões de dólares ano passado e postar um prejuízo na casa do meio bilhão de verdinhas, a empresa tem dito a investidores que alcançou um ritmo próximo a 80 milhões de dólares de faturamento mensal.
Isso, somado aos assombrosos 11,3 bilhões dólares em financiamento já recebidos, deveria pressagiar um período em velocidade de cruzeiro para a empresa de Sam Altman, mas esse não é o caso, porque alguns desafios enormes estão no horizonte da empresa.
Como o custo de manutenção muito alto de um modelo massivo como o ChatGPT, algo como 700 mil dólares por DIA.
Também existe a preocupação com o treinamento do GPT 5, que demandará algo como 40 mil GPUS Nvidia H100, ao custo de 30 mil dólares cada uma.
O mercado também está cada vez mais competitivo, com todas as grandes big techs querendo uma fatia do bolo da IA Generativa, e modelos open source como o Llama da Meta jogando água no chope de todo mundo.
Finalmente, apesar do interesse, ninguém além da Nvidia está realmente ganhando dinheiro com a tecnologia, o que coloca a OpenAI numa situação engraçada de ser líder num mercado cujo interesse é estratosférico, mas a receita ainda não é, e pode nunca ser.
Enquanto isso, queima-se dinheiro a rodo na maior corrida tecnológica do século 21.
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.