Voos da Voepass suspensos: saiba o que fazer se já comprou a passagem
A Anac orienta os passageiros afetados a buscarem reembolso ou reacomodação em outros voos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou na madrugada desta terça-feira, 11, a suspensão imediata, em caráter cautelar, das operações da companhia aérea Voepass. Diante da suspensão, quem já estava com a passagem comprada deve se perguntar: afinal, o que acontece agora?
A decisão desta terça impede a Voepass de operar voos, vender novas passagens e determina o cancelamento dos voos já programados. A empresa, que é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, vinha atuando com uma frota de seis aeronaves com voos para 16 destinos.
Segundo a resolução da Anac, a empresa responsável pela venda da passagem deve entrar em contato com o consumidor para prestar esclarecimentos e oferecer alternativas. A Anac orienta os passageiros afetados a buscarem reembolso ou reacomodação em outros voos.
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Se a demora para realocação for superior a duas horas, a Resolução 400 da Anac prevê que a empresa deve fornecer alimentação, seja em forma de voucher ou lanche.
Se o atraso para reacomodação for superior a quatro horas e o cliente que estiver fora de sua cidade quiser esperar, a empresa é obrigada a fornecer hospedagem em caso de pernoite, além de custear o transporte de ida e volta do passageiro para o local fornecido.
Se o passageiro morar na mesma cidade do aeroporto de partida, a empresa deve pagar o transporte de ida e volta. Tudo isso faz parte da resolução que assegura ao consumidor o direito à informação, direito à assistência material, direito ao reembolso ou reacomodação, direito a remarcar o bilhete sem multa e compensação por prejuízos.
O que diz a Voepass
Em nota, a companhia informou que todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos previsto pela Anac, na Resolução 400 --que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.
“Caso tenha algum voo programado pela VOEPASS, solicitamos que entre em contato com seu canal de compra para validar os voos ofertados e receber orientações de como proceder para reacomodação disponível”, indica a Voepass, em nota.
As passagens para voos da Voepass são vendidas de forma direta pela própria Voepass, pela Latam e por agências de viagens. Em todos os casos, a empresa responsável pela venda ou agência deve prestar suporte ao cliente.