will.I.am, do Black Eyed Peas, lança rádio com tecnologia de IA
O músico will.I.am, líder do Black Eyed Peas, conhecido por ser um inovador tecnológico ao longo dos anos, anunciou a criação de uma rádio baseada em Inteligência Artificial (IA). A plataforma reimagina uma emissora de rádio tradicional para a era digital.
A rádio, desenvolvida pela FYI, empresa de tecnologia pertencente a will.I.am, recebeu o nome de RAiDiO.FYI e conta com uma experiência de usuário interativa e de conversação, além de um diálogo bidirecional entre os ouvintes e personas de IA da plataforma.
Essas mesmas personas já nascem com um atributo: ela são curadoras de notícias personalizadas, que coletam e entregam as informações que os usuários desejam em tempo real. Os usuários da RAiDiO.FYI terão a oportunidade de escolher entre uma variedade de personas de IA, cada uma com uma voz distinta que reflete diferentes culturas globais.
Os recurso da RAiDiO.FYI foram apresentados durante um evento no Grammy Museum em Los Angeles (EUA) por will.I.am, que mostrou ao público presente que os usuários de sua nova rádio não vão consumir apenas músicas, mas vão interagir com a Inteligência Artificial da emissora e manifestar questionamentos e obter respostas rápidas.
Além disso, a RAiDiO.FYI contará com um recurso de personalização baseada em localização, que permitirá descobrir, por exemplo, quais lojas próximas do local em que cada usuário está situado.
"Tendo construído sua carreira musical com o supergrupo musical global Black Eyed Peas, will.i.am é querido pelo rádio e entende em primeira mão como ele é essencial para quebrar e fazer as bandas musicais mais amadas do mundo", disse um comunicado de imprensa emitido pela FYI.
Em resumo a FYI se descreve como uma "plataforma de comunicação projetada para servir a comunidade criativa".
Para Will.I.am, a inteligência artificial é o 'renascimento da música'
Will.i.am, frontman do grupo Black Eyed Peas, um dos artistas mais criativos da indústria musical, é um dos nomes que mais defendem a utilização da inteligência artificial nas composições.
Em uma entrevista ao Good Morning Britain da ITV, o músico de 48 anos afirmou que a Inteligência Artificial é como um 'renascimento da música'.
"As pessoas têm que decidir que tipos de músicas querem escrever porque, embora eu tenha escrito músicas como 'Boom Boom Pow' e 'I Gotta Feeling', a máquina vai escrever versões incríveis ou 'Boom Boom Pows' original", explica Will.i.am.
E continuou: "Era uma música nova e foi escrita do jeito que eu teria escrito. É um mundo único em que estamos entrando. É um novo renascimento. A preocupação é o que fazemos como pessoas e a regulamentação que colocamos nas pessoas que estão construindo os modelos".
Apesar das declarações de Will.i.am, vários músicos e compositores acreditam que a Inteligência Artificial não substituirá o artista porquê a tecnologia não é provida de emoções.
Por outro lado, o cantor britânico Sting, que alçou a estrelato mundial como vocalista do The Police, acredita que a IA será "uma batalha" para a indústria musical.