Xepa da vida real: 4 ensinamentos do BBB 23 sobre economia
Especialista em finanças dá dicas inspiradas no programa para gastar pouco na hora de ir ao mercado
No reality Big Brother Brasil, para sobreviver a cada semana, os participantes enfrentam alguns desafios. Um deles é a divisão da casa entre VIP e Xepa. Enquanto no lado VIP um pequeno grupo escolhido pelo líder tem regalias e vários tipos de alimentos, na Xepa os participantes ficam restritos a determinada quantia e qualidade de comida.
A compra dos itens é feita com as “estalecas”, moeda fictícia do programa, que os participantes conseguem ao ganhar provas. O problema é que ele podem perdê-las rapidamente, precisando economizar nas compras seguintes.
Longe do BBB, a coisa não é muito diferete na vida real: as pessoas precisam fazer muito com pouco para economizar. Segundo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os preços de alimentos e bebidas subiram 11,64% em 2022, quase o dobro do índice geral, que encerrou o ano em 5,79%.
“Após dois anos de pandemia, muitas pessoas perderam o emprego e apenas uma parcela da população recebeu o auxílio emergencial. E temos também a alta no preço dos alimentos. Tudo isso impacta na vida financeira do brasileiro, que precisa saber como utilizar o dinheiro para economizar da melhor maneira possível”, aponta Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.
Tendo o programa como inspiração, Thaíne enumerou dicas para você economizar na hora de ir às compras.
1. Sempre faça uma lista
No BBB, os confinados não têm a opção de escrever o que a Xepa precisa, mas na vida real esse controle é primordial. A lista maném o consumidor focado no que é realmente necessário.
“Antes de fazer a lista, é preciso verificar o que há nos armários e geladeira, para não comprar coisas repetidas. Atenha-se ao que é realmente necessário e separe os produtos por categorias, como alimentos e produtos de limpeza, por exemplo. Além de facilitar a busca no mercado, a separação ajuda a manter o foco para evitar a compra de itens supérfluos”, sugere Thaíne.
2. Substitua alimentos
Os participantes do BBB também sentem a alta do preço dos alimentos no programa e, a cada semana de compras, precisam priorizar os itens que estão mais em conta. Aqui fora, com a inflação, não é diferente.
“Muitos produtos aumentaram, como a carne bovina, e deixaram de fazer parte das refeições dos brasileiros. Nesse cenário, a substituição de alimentos é uma forma de economizar. No caso da carne bovina, as melhores alternativas são frango e ovo, que, mesmo com a alta dos preços, continuam sendo opções acessíveis”, diz a especialista.
3. Aproveite promoções, mas com parcimônia
Mudanças de última hora acontecem até no BBB: quando chegam ao mercado, os participantes percebem que outros produtos estão mais em conta e acabam fazendo mudanças de última hora. Isso serve para a vida real também.
“Pesquise preços e qual local é mais barato. Se a maioria dos produtos com custo baixo é de um único lugar, faça as compras neste estabelecimento, assim você economiza com transporte também. Mas fique atento para não comprar produtos por impulso só porque estão mais baratos que o habitual”, orienta a executiva.
4. Opte por produtos que todos gostam
Assim como acontece na vida real, os participantes do programa deixam claro do que gostam e do que não gostam, mas, no geral, todos cedem por itens que a maioria prefere.
“Em família, também devemos conhecer as preferências de cada um, dentro das opções existentes, e optar por itens que agradem a mais pessoas e tenham melhor custo. Às vezes, comprar algo só porque uma única pessoa gosta não é vantajoso e faz com que tenhamos que comprar um número maior de mercadorias, implicando em maior gasto”, finaliza ela.