Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

XP reitera Itaú (ITUB4) como top pick do setor e eleva preço-alvo

19 nov 2024 - 14h57
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Itaú (ITUB4)
Itaú (ITUB4)
Foto: Suno

A XP emitiu um novo relatório atualizando suas estimativas para o Itaú (ITUB4). A recomendação de compra e o status de 'top pick' do setor foram mantidas, enquanto o preço-alvo saiu de R$ 42 para R$ 43.

A atualização da XP sobre as ações ITUB4 se dá após os resultados do terceiro trimestre da companhia, bem como a teleconferência de resultados.

O novo modelo da casa foi feito levando em consideração alguns fatores, tais como:

  • ROE melhor do que o previsto;
  • Cenário macroeconômico mais difícil em 2025, levando a um crescimento marginalmente mais lento da carteira de empréstimos;
  • Histórico comprovado em modelagem de crédito, evitando uma piora dos NPLs;
  • Payout terminal de 75% (acima dos 70% anteriores).

Por outro lado, as estimativas não levam em conta possíveis melhorias nos resultados em virtude do lançamento dos super apps do Itaú, que são considerados riscos de alta para a tese.

"Apesar de as ações do ITUB4 terem apresentado um desempenho superior ao acumulado no ano (+6,7% vs. -4,8% para o IBOV), mantemos nossa classificação de Compra e reafirmamos o Itaú como nossa Top Pick", diz a XP em relatório.

A preferência da casa pelo Itaú Unibanco no setor financeiro decorre de fatores como:

  • Uma equipe de gestão experiente capaz de antecipar mudanças no ciclo econômico;
  • Um balanço sólido que permite ao banco atender a todos os tipos de clientes e segmentos, possibilitando que ele se concentre naqueles que geram melhores resultados;
  • Alocação disciplinada de capital. Em 2024, o Itaú conseguiu manter seu alto nível de rentabilidade (ROE > 22%), ao mesmo tempo em que acelerou o ritmo de crescimento da carteira, mesmo com um cenário macroeconômico abaixo do ideal.

"Para 2025, um ano que estimamos ser um pouco mais desafiador na frente de crescimento, especialmente devido às taxas de juros domésticas mais altas, acreditamos que esses diferenciais permitirão que o banco supere seus pares mais uma vez em termos de eficiência e, consequentemente, de resultados", afirmam os analistas.

Além disso, a XP afirma que, embora os múltiplos das ações do Itaú estejam acima da média dos bancos estabelecidos, o prêmio é justificado, uma vez que o banco tem superado seus pares de forma consistente. Assim, a casa não vê motivos para acreditar que isso mudará substancialmente no futuro próximo.

"Além disso, dada a credibilidade da equipe de gestão em relação ao seu compromisso com a alocação eficiente de capital, estimamos que o banco continuará a pagar dividendos acima do mínimo legal (~70%), o que não parece estar totalmente refletido no preço de suas ações", completa a XP sobre o Itaú.

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade