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YouTube testa recurso de IA no Shorts para inserção de vozes de astros do pop

'Dream Track', novo experimento da plataforma, incluirá nomes como John Legend e Charlie Puth

14 nov 2024 - 15h20
(atualizado às 15h26)
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YouTube testa recurso de IA no Shorts para inserção de vozes de astros do pop
YouTube testa recurso de IA no Shorts para inserção de vozes de astros do pop
Foto: The Music Journal

O YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, informou que está testando um novo recurso como parte de seu experimento Dream Track, com base em Inteligência Artificial (IA). Com isso, os criadores de vídeo para o YouTube Shorts poderão utilizar vozes oficiais licenciadas de nove artistas do pop, incluindo Charlie Puth, Charli XCX, Sia e John Legend.

Este novo recurso do YouTube permitirá aos criadores a utilização de uma ferramenta de IA para remixar as faixas dos artistas selecionados pela plataforma.

"Este recurso experimental permite que um pequeno grupo de criadores reestilize um número limitado de músicas oficiais disponibilizadas por parceiros musicais selecionados", explicou a equipe do YouTube, em sua página de suporte.

E continua: "Se você for um criador no grupo experimental, poderá selecionar uma música qualificada > descrever como deseja reestilizá-la > então gerar uma trilha sonora exclusiva de 30 segundos para usar em seu Short. Por exemplo, se você quiser dar a uma música um gênero ou clima diferente, basta inserir sua visão no prompt 'Reestilizar uma faixa' e logo terá uma trilha sonora personalizada que reimagina a música, mantendo a essência dos vocais e letras da música original."

Além disso, a plataforma enfatiza que a música original dos artistas inseridos nesta tecnologia será totalmente creditada no Shorts.

Em setembro,YouTube anunciou que vai detectar vozes e rostos por Inteligência Artificial

YouTube informou em seu blog no dia 5 de setembro deste ano que está trabalhando em uma "tecnologia de identificação de canto sintético" que permitirá aos seus parceiros detectar automaticamente um conteúdo que simule vozes cantadas.

Esta tecnologia estará inserida dentro do Content ID - aquele espaço com textos que fica embaixo dos números de visualizações de cada vídeo. Esta parte foi desenvolvida pelo YouTube em 2007 para que os usuários tenham acesso à informação de cada música, como os direitos autorais de suas faixas - como informação de ano de publicação e gravadora - com o foco em informar para quem os pagamentos de royalties serão realizados.

A nova ferramenta do YouTube permitirá que pessoas de vários setores, incluindo músicos, artistas, atletas e criadores de conteúdo "detectem e gerenciem" conteúdo gerado por Inteligência Artificial que mostre seus rostos.

Além disso, a plataforma foi enfática em informar que copiar conteúdo do YouTube sem permissão é uma violação de seus termos de serviço.

Tal iniciativa deverá frear o uso não autorizado de rostos de pessoas famosas ou anônimas, bem como suas vozes.

"À medida que o cenário generativo de IA continua a evoluir, reconhecemos que os criadores podem querer mais controle sobre como colaboram com empresas terceirizadas para desenvolver ferramentas de IA", diz o YouTube em seu blog.

E continua: "É por isso que estamos desenvolvendo novas maneiras de dar aos criadores do YouTube a escolha sobre como terceiros podem usar seu conteúdo em nossa plataforma. Teremos mais para compartilhar ainda este ano".

The Music Journal The Music Journal Brazil
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