Yuan chinês passa franco suíço e vira 7ª moeda mais usada
Pagamentos em yuan cresceram 30,6% em janeiro, enquanto o crescimento médio de todas as moedas foi de 4,8%
O dinheiro chinês, o yuan, ultrapassou o franco suíço e se tornou a sétima moeda mais usada no mundo em janeiro, de acordo com a organização global de serviços de transações Swift.
Pagamentos em yuan cresceram 30,6% em janeiro, enquanto o crescimento médio de todas as moedas foi de 4,8%. No entanto, o uso do yuan no exterior se concentra principalmente em Hong Kong, responsável por 73% das transações feitas com a moeda. Em seguida, aparecem Reino Unido, Taiwan, Estados Unidos, França, Austrália, Luxemburgo e Alemanha.
A China está intensificando os esforços para tornar o yuan uma moeda internacional. O país está acelerando as reformas no mercado doméstico e iniciando programas para permitir que a moeda atravesse as fronteiras.
Nos últimos três anos, o uso crescente do yuan fez o dinheiro chinês ultrapassar 22 moedas no mundo, mais recentemente os dólares de Cingapura e de Hong Kong, além do franco suíço.
De acordo com a Swift, o yuan agora está atrás apenas do dólar americano, euro, libra esterlina, iene, dólar canadense e dólar australiano.