Allan Kardec, um ser especial
O nome verdadeiro de Allan Kardec era Hippolyte Leon Denizard Rivail. Nasceu no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon na França, morrendo em Paris em 1869. Foi discÃpulo do educador Pestalozzi, dedicando sua vida à s atividades educacionais. Kardec foi o fundador e o codificador do Espiritismo. Também foi um profundo conhecedor de várias lÃnguas, além de ser mestre em QuÃmica, Matemática, Astronomia, FÃsica, Fisiologia, Retórica, Anatomia Comparada e Francês. Pertenceu à várias sociedades culturais da França e escreveu dezoito obras de Pedagogia. Depois de uma série de experiências, ele entendeu que muitas respostas à s perguntas sobre diversos problemas, eram fornecidos realmente por espÃritos, sem nenhuma possibilidade de intervenção humana. Aos poucos, foi reunindo várias informações, descobrindo uma série de leis, codificando e publicando-as no "O Livro dos Médiuns" e "O Evangelho segundo o Espiritismo".
Um ano antes da sua morte, fundou a Revista EspÃrita e a Sociedade Parisiense de Estudos EspÃritas. Foi considerado um "fenômeno" para a época, pois escrevia seus livros em transe. Um deles e talvez o mais conhecido, "O Livro dos EspÃritos", publicado em 1856, tratava dos conceitos de encarnação-reencarnação. Além deste livro, outras obras se transformaram em manuais da doutrina espÃrita: "O Evangelho segundo o Espiritismo", "O Livro dos médiuns", "O Gênesis", "Os Milagres e As Predições segundo o Espiritismo". De acordo com esta doutrina, o processo reencarnatório é importante para a nossa evolução material-espiritual. O universo resulta dos elementos: Deus (Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas) e o EspÃrito (fluido associado à matéria).
Kardec escreveu que "muitos problemas de saúde podiam ter como causa, fatos passados em outras vidas". Portanto, a compreensão sobre o tema vidas passadas poderia até mesmo, ajudar a resolver e entender muitos problemas. Ele também ensinou a prática da cura com o auxÃlio dos mentores espirituais. A grande influência intelectual da França no século XIX favoreceu a expansão do Espiritismo, que surgiu como mensageiro contra a propagação dos ideais materialistas. Difundida em vários paÃses, especialmente no Brasil, o Espiritismo tem milhares de adeptos. Suas obras foram traduzidas para vários idiomas. Devido à liberdade de culto, a expansão do Espiritismo representa uma forte corrente de opinião quando o tema refere-se à religião.
Monica Buonfiglio
|