Quarta-feira, 1º de março de 2006
Histórico do acidente
O PT-LSD era uma aeronave Lear Jet, modelo LR-25D, operada pela Madri Táxi Aéreo Ltda., que havia sido fretada com a finalidade de efetuar o transporte do grupo musical. Veja também » Mamonas Assassinas - 10 anos de saudades » O que acontece depois da morte?
No dia 1º de março de 1996, transportou o conjunto musical e os tripulantes, de Caxias do Sul para Piracicaba, onde chegou às 15h45. No dia 02, com a mesma tripulação e sete passageiros, decolou de Piracicaba, às 7h10, com destino a Guarulhos, onde pousou às 7h36. A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11h02, apresentou um plano de vôo para Brasília, estimando a decolagem para as 15h. Após duas mensagens de atraso, decolaram às 16h41. O pouso em Brasília se deu às 17h52. A decolagem de Brasília para Guarulhos ocorreu às 21h58. O vôo, no nível (FL) 410, transcorreu sem anormalidades. Na descida, cruzando o FL 230, o PT-LSD chamou o Controle São Paulo (APP SP), passando a receber vetoração radar (orientações do APP SP) para aproximação final do procedimento de descida Charlie 2, ILS da pista 09 R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR). Sem estabilizar na aproximação final, a aeronave prosseguiu até atingir um ponto desviado lateralmente para a esquerda da pista, com velocidade de 205 Kt e a 800 pés acima do terreno, quando iniciou a arremetida. A arremetida foi executada em contato com a Torre, tendo a aeronave informado que estava em condições visuais e em curva pela esquerda, para interceptar a perna do vento. A Torre orientou a aeronave para informar ingressando na perna do vento no setor Sul. No setor norte de SBGR, a aeronave confirmou à Torre estar em condições visuais. Após algumas chamadas da Torre, a aeronave respondeu e foi orientada a retornar ao contato com o APP SP para separação do seu tráfego VFR (regras de vôo visual) com outros dois tráfegos em aproximação IFR (regras de vôo por instrumentos). Voando em condições visuais, o PT-LSD foi orientado a permanecer na proa em que se encontrava. Às 23h16, o PT-LSD chocou-se com obstáculos a 3.300 pés. Em conseqüência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local.
Monica Buonfiglio
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