Os tipos de cruz
11 de dezembro de 2002
|
|
CRUZ SIMPLES
É a cruz em sua forma básica. O sÃmbolo perfeito do masculino e do feminino. O segmento vertical representa o princÃpio ativo masculino. O segmento horizontal representa o feminino, a passividade.
CRUZ CRISTÃ
É também conhecida como Cruz Latina, sendo considerada como o mais poderoso sÃmbolo da fé cristã. Em sua origem, diferenciava-se do que encontramos hoje. Sua vertical ficava um pouco mais acima, e não era propriamente cristã. Desde o ano de 1500 a.C., na Grécia, na Babilônia, na Ãndia e na China, acreditava-se que era usada como apoio das deusas, que eram moldadas em uma cruz.
CRUZ ANSATA
Este tipo de cruz era, acima de tudo, um sÃmbolo egÃpcio, um hieróglifo que significava vida. O cÃrculo da parte superior exprime a idéia de transcender os limites materiais para os planos do espÃrito.
CRUZ DE SANTO ANTÔNIO
Recebe também o nome de "Tau", porque reproduz a letra grega do mesmo nome. Para os irlandeses, representa o martelo de Thor, o deus da Justiça. Esta cruz significa o sinal "daquele que se faz cumprir". São Francisco de Assis costumava usá-la como sua assinatura.
CRUZ DE MALTA
Também conhecida como "Cruz do Mestre Saint Germain", ela tem oito pontas, representando o número de quem busca conhecer a espiritualidade para, depois, finalmente, chegar ao número nove, que representa a sabedoria.
CRUZ GAMADA
Originalmente era outro sÃmbolo consagrado ao deus Thor. É um dos mais importantes sÃmbolos da Humanidade, e representa a força criativa do Cosmos em movimento. Hitler usou esta cruz de forma invertida, conseguindo assim, atrair as forças destrutivas.
CRUZ ROSA-CRUZ
Esta cruz significa o corpo fÃsico do homem, com os braços estendidos em saudação ao sol, ao leste. A rosa desabrocha no centro e representa a alma do homem, desenvolvendo-se dentro dele à medida que recebe mais luz.
O uso da cruz em um altar, colocada em um rosário, ou em um pingente, funciona como a "Ãrvore da Vida", o emblema do eixo do mundo, situado no coração mÃstico do Cosmos.
Cruz: o sÃmbolo da fraternidade
Monica Buonfiglio
|