Acupuntura
11 de setembro de 2002
|
|
A acupuntura ganhou respaldo científico, sendo reconhecida como especialidade médica, passando a ser uma das mais procuradas terapias, sobretudo para tratar dores.
É um método terapêutico chinês que surgiu há mais de cinco mil anos. Seu princípio é de que o homem faz parte da natureza; portanto, seu estado de saúde tem forte ligação com o meio ambiente.
A técnica foi introduzida na Coréia, por volta do século V, e dois séculos depois, no Japão. Posteriormente, foi levada à Alemanha e à França, incorporando-se à homeopatia.
Com o objetivo de curar doenças, a acupuntura era inicialmente praticada pressionando-se objetos contundentes - como lascas de pedras ou espinhas de peixe - em algumas regiões do corpo. A partir do século VII, o uso de metais, como o ouro, a prata, o latão e o ferro foi popularizado.
A base da acupuntura consiste no conhecimento dos meridianos, uma rede de canais invisíveis distribuídos pelo corpo humano, cada um com pontos de maior concentração energética, por onde circula a energia vital.
A energia vital, matéria-prima da acupuntura, é a somatória de todas as energias que formam o corpo humano e que diferencia um ser vivo de um inanimado. Esta energia pode ser de natureza yin ou yang.
Yin e yang são duas forças complementares: o yin é o corpo físico e o yang é a mente. Yin é o aspecto feminino, o anima. O yang é o aspecto masculino, o animus.
Estas duas forças precisam estar em equilíbrio, ou seja, o corpo e a mente devem estar saudáveis.
Não se pode esquecer que a acupuntura é também indicada para sintomas físicos ou para problemas emocionais, como a ansiedade ou a depressão.
As agulhas podem ser aplicadas na pele tanto superficialmente como profundamente, conforme a origem da patologia. Se utilizadas no sentido horário, tonificam o corpo, e no sentido contrário à corrente energética do canal, produzem um efeito sedativo.
O número de sessões pode variar de acordo com a condição energética, mas a média é de seis sessões.
O que não se deve fazer após a sessão de acupuntura?
Mesmo depois da retirada das agulhas, os pontos continuam sendo estimulados por mais ou menos duas horas. Por isso, neste período, evite molhar os pontos estimulados, ter relações sexuais, tomar bebidas alcóolicas, fazer trabalhos pesados ou comer excessivamente.
As agulhas são descartáveis?
É sempre bom que cada paciente tenha seu próprio "kit" de agulhas, o qual pode ser levado para casa e trazido a cada sessão. Com o tempo, as agulhas são substituídas por novas e esterilizadas.
Muitos acupunturistas, ao invés de agulhas, utilizam os eletroestimuladores e o raio laser. Todas estes métodos são válidos, porque estimulam os meridianos.
A acupuntura está obtendo êxito no tratamento dos males como as drogas, a obesidade, o tabagismo, a sinusite, a paralisia facial, a cólica menstrual entre outros. Ela também pode ser usada em gestantes, induzindo o parto, ou para ajudar em outros freqüentes problemas da gestação, tais como: enjôos, vômitos, dores de cabeça, da coluna e das articulações.
Atualmente, é uma das práticas mais populares no Ocidente.
Monica Buonfiglio
|