Possuir um aquário em casa é bom?
14 de agosto de 2002
|
|
O aquário é um local onde se exibem peixes e outras espécies aquáticas contendo água doce ou salgada. É um objeto de adorno e suas dimensões variam dependendo do que se deseja colocar nele. Desta forma, os peixes vivem como se estivessem em seu ambiente natural.
Antes de enchê-lo d'água, é importante colocar no fundo, uma camada de areia fina, sobre a qual se colocam algumas pedras pequenas. Deve-se sempre usar água limpa e tomar o cuidado para que exista boa ventilação e oxigênio.
Sabemos que o oxigênio começa a faltar quando os peixes sobem à superfície, abrindo muito a boca.
Não tampe totalmente o aquário; é conveniente manter a água em contato com o ar, para que este seja sempre renovado.
Algumas plantas são indicadas para enriquecer o oxigênio da água.
Quando não há renovação da água limpa, esta tende a turvar-se e criar um bolor verde. É bom ter uns caracóis de água doce no aquário para eliminar resíduos.
Diz a crença popular que: ter um aquário em casa dá azar.
Gostaria de explicar que não existe fundamento nesta informação.
Na verdade, a água representa a alma nos estudos alquimistas e como tal, deve estar sempre limpa.
O aquário tem uma ligação direta com quem adquiriu-o. Portanto, se a água começou a escurecer, por falta de tempo para limpá-lo, isto pode refletir indisciplina.
A alimentação dos peixes de aquário é muito importante. Em geral é constituída de moscas, minhocas ou larvas de mosquitos, mas é aconselhável adquirir os alimentos granulados.
Geralmente a água escurece pelos resíduos da ração. Isto acontece porque você pode estar colocando mais alimento do que os peixes consomem, refletindo o que provavelmente está fazendo com a alimentação na sua casa.
Se o correto é alimentar os peixes uma vez ao dia, porque insistir em alimentá-los mais de uma vez? Disciplina é fundamental em tudo.
Na casa de famílias orientais, geralmente existe um lago, com carpas e a água é cristalina. Eles conseguem isto primeiramente com amor e depois com disciplina.
No Japão, uma das maiores potências mundiais, observamos um cuidado todo especial com o aquário e os peixes, porque desde cedo, aprendem que simbolizam a fartura e a prosperidade para a vida inteira.
Se você não tiver cuidado com seu aquário, pode estar acontecendo o mesmo com seus bens materiais.
Existe uma lenda chamada "a demanda do Santo Graal": o cálice de José de Arimatéia com o sangue de Jesus estava desaparecido e a salvação do reino de Artur na Inglaterra dependia de encontrá-lo. O cálice foi descoberto pelo mais ingênuo de todos os cavaleiros, Parsival, seguindo os conselhos de um pescador chamado Anfortas, para que conservasse sempre sua alma limpa da mesma maneira que o sábio pescador cuidava do lago "mágico".
Portanto, cuide bem do seu aquário pois simbolizará que estará fazendo o mesmo com sua alma.
Monica Buonfiglio
|