14 de novembro de 2001
Cromoterapia na sua casa
Você sabia que cada ambiente "vibra" com uma determinada cor? A Cromoterapia é uma medicina alternativa e terapêutica que utiliza luzes de várias cores. Na sua casa, você poderá utilizar a Cromoterapia na sua decoração. No local destinado à alimentação, por exemplo, podem ser usadas peças vermelhas ou laranjas, pois estas cores estimulam o apetite. Para os quartos, as cores mais indicadas são a azul, que é uma cor fria e calmante, ou a verde, que renova os fluidos do ambiente.
Os tons pastel e salmão retornam à mente, através da visualização, os aspectos maternais.
O amarelo pode estar presente na biblioteca ou no quarto das crianças, pois estimula a atividade mental.
Devemos lembrar que o preto absorve e retém luz. Portanto, as peças escuras devem ser constantemente limpas.
O marrom simboliza a terra, o desejo de permanecer neste local. Talvez por isso as casas de madeira são tão aconchegantes. O marrom também simboliza humildade.
A cor rosa emite naturalmente amor, paz e equilíbrio.
A maturidade é representada pela cor cinza. Simboliza as pessoas que desejam ficar por muitos anos convivendo harmoniosamente com o todo, pois afasta todo e qualquer pensamento negativo.
O branco, que reúne todas as cores, simboliza a paz e a tranqüilidade ambiental.
Se você pintar as paredes da sua casa com uma cor que não está lhe agradando, isto pode provocar, a longo prazo, mal-estar e depressão.
Ficou cientificamente comprovado que os doentes se recuperam mais rapidamente em ambientes com uma tonalidade clara.
Agora, é possível entender a dificuldade de uma pessoa que está na prisão tentar recuperar-se onde as cores predominantes são escuras. A casa é, na verdade, a representação da nossa personalidade. Cada ambiente harmoniza-se com uma determinada cor e as mudanças, devem sempre, respeitar o seu gosto.
Monica Buonfiglio
|