> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
16 de abril de 2001 - Comemoração: 19 de abril
Santo Expedito

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

No século VIII, encontraram-se referências das invocações de Santo Expedito em casos de urgência na Sicília e na Germânia. Entretanto, alguns estudiosos contestam a veracidade da sua existência. Segundo a Enciclopédia Larousse, a palavra "expedito" deriva do latim expeditus e significa: "o que age prontamente, diligentemente, desembaraçado, ativo, lesto".

No século IX foi encontrado, em um convento parisiense, um relicário com a inscrição "Expedito" em sua tampa. Muitos acreditam que as relíquias eram de Santo Expedito. Sua existência é certa para os fiéis, principalmente no Brasil.

Não se conhece o local de seu nascimento, mas é provável que seja Malatia, situada nos confins da Armênia e da Capadócia, numa região de campinas e zonas vinícolas perto da confluência do rio Melas com o Eufrates onde sofreu o martírio.

Já a tradição ensina que Santo Expedito era chefe da 12ª Legião Romana, também conhecida como "Fulminante". Ele se distinguia no comando por suas virtudes com relação ao dever, à ordem e à disciplina.

Certa ocasião, a legião de Expedito foi deslocada para a Germânia em pleno verão. A água era escassa e os soldados romanos, liderados por Expedito, não tinham forças para combater; eles sabiam que morreriam. Apenas um milagre os salvaria. A 12ª Legião se reuniu fora do campo de batalha, ajoelharam (a maioria dos soldados era cristã) e oraram. Os inimigos ficaram surpresos em ver aproximadamente cem homens com os braços abertos, formando um estranho espetáculo.

Os soldados romanos liderados por Expedito retomaram o campo de batalha, e, como por um milagre, uma chuva torrencial começou a cair. Eles estenderam seus capacetes para receber a água, aliviando a sede, que já era desesperadora. Subitamente, para espanto de todos, raios e uma chuva de granizo protegeram o exército romano. Os inimigos, amedrontados, fugiram.

Ao chegar em Roma, o imperador deu ordens a Expedito para ofertar sacrifícios aos deuses, agradecendo a vitória do combate. Expedito recusou-se, motivando o soberano a condená-lo à morte. Santo Expedito preferiu perder a vida a renunciar a sua fé. Como era um soldado do exército romano, antes da decapitação sofreu o suplício da flagelação. Flagelado até derramar sangue, assim como Mestre Jesus. Teve sua cabeça decepada no dia treze "das calendas" de maio, ou seja, 19 de abril de 303.

Desde então, seu nome se propagou pela Itália, especialmente na Sicília, onde a cidade de Aci-Reale o escolheu como patrono.

A Espanha também recorreu ao santo das causas urgentes, propagando-o mais tarde para outros países. Na França, na cidade de Marselha, é grande a popularidade de Santo Expedito. A imagem que representa Santo Expedito está associada à de um soldado vestindo uma túnica curta, com um manto jogado sobre os ombros. Em uma das mãos segura uma palma (símbolo do martírio) e na outra, uma cruz.

Sua postura marcial indica que está pronto para a ação, socorrendo imediatamente os fiéis que a ele recorrem quando estão passando por problemas sérios e que precisam ser resolvidos sem demora.

Debaixo do seu pé, quase que esmagado, vemos um corvo, cujo grito "Cras" - que em latim significa "amanhã" - indica que Santo Expedito não deixa nada para o dia seguinte, ao - contrário, resolve imediatamente. Em algumas gravuras, vê-se a inscrição: Hodie!, que em latim significa "hoje".

Padroados: Comerciantes e Navegadores
Protege: Quem precisa obter uma solução imediata, nos mais diferentes assuntos
Emblema: palma e cruz

Clique aqui para ver acessar a Oração ao Santo Expedito

Monica Buonfiglio