23 de janeiro de 2001
Esoterismo - Exoterismo - Ocultismo
Esoterismo
Os alquimistas começaram há 400 anos a resgatar o conhecimento perdido. Há 200 anos reapareceram em grande número os magos e os livros de magia. No século XXI, todos os antigos conhecimentos começaram a ser reunidos em uma nova filosofia, o Esoterismo.
A idéia central do Esoterismo é pesquisar o conhecimento perdido e utilizar todas as técnicas possíveis para que cada homem consiga transmutar o velho em novo, as trevas em luz, o mal em bem. Enfim, para que o esotérico consiga fazer a alquimia da sua própria alma e ascender rumo ao Criador.
O Esoterismo estuda e faz uso prático das energias da natureza na Terra. Os métodos de sintonia com essas energias são inúmeros.
A palavra Esoterismo, deriva do grego esotericos e significa "interno" ou "escondido". Portanto, significa estudo que se oculta às pessoas, revelando-se no tempo certo, aos iniciados, não em escolas, mas solitariamente, através da leitura de livros espiritualistas.
Exoterismo
Significa o que é externo, aquilo que a pessoa comum conhece; que torna-se público, exterior. Seria o oposto de Esoterismo ou Ocultismo.
O Exoterismo é a verdade esotérica exteriorizada, uma maneira mais simplista ou "superficial" do Esoterismo.
Ocultismo
O Ocultismo abrange todos os tipos de fenômenos psicológicos, cósmicos, fisiológicos, físicos e espirituais.
A palavra Ocultismo deriva do latim occultus (oculto e secreto). É a ciência que estuda todos os mistérios da Natureza e através disso, desenvolve os poderes psíquicos nos seres humanos. A base ocultista reside no estudo das coisas que estão fora do alcance da percepção da pessoa comum; materialista.
As ciências ocultas não são fantasias ou versadas ao mal; muito pelo contrário. O Ocultismo é uma espécie de "ramificação" da filosofia, mas perigosa se utilizada pelo homem inferior, ganancioso e egoísta.
O ocultista pratica os ensinamentos baseado no conhecimento exato de tudo que concerne à natureza, sem prejudicá-la.
Devemos tomar cuidado, portanto, com o fanatismo, que pode "cegar" o iniciado despreparado.
Monica Buonfiglio
|