> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Jesus, o filho de Deus maravilhoso!
25 de dezembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Todas as pessoas têm, num determinado instante de suas vidas, a necessidade de se questionar e de procurar respostas em relação a várias coisas diferentes. Muitas vezes não sabemos o que procuramos, e começamos a olhar em volta, buscando fatos e exemplos que possam nos servir naquele instante especial.

Buscamos, talvez, a comunhão com algo superior a nós, que não sabemos exatamente o que é. Aprofundamo-nos em perguntas íntimas que nos levam, na maioria das vezes, à ligação da nossa vida com Deus, buscando cada um, sua própria verdade. É então que nosso olhar e nosso pensamento, nos levam aos grandes personagens, aos grandes vultos da História da Humanidade. E sempre ocupando lugar de destaque, esteve Jesus, permanente fonte de inspiração e respeito. Buscamos as forças que nos faltam, Nele. Em todos os tempos Jesus esteve presente. Hoje, fala-se no Mestre como nunca.

Em muitos corações, Ele sempre ocupou um lugar de honra. Em outros, Ele começa a se fazer presente agora, iluminando o caminho e ajudando nestes tempos difíceis. Na Sua história, Ele atendia e compreendia a todos, sem exceção.

Fosse judeu ou romano, dirigir-Lhe a palavra era conseguir-Lhe a atenção. Se alguém ou qualquer um estivesse se sentindo em pecado, Dele ouvia, sem nenhuma reprimenda ou demora: " Vá em paz. Seus pecados estão perdoados". O ideal de Jesus era fazer com que as pessoas compreendessem e acreditassem que Deus não era tão implacável quanto descrevia o Antigo Testamento. Deus é pai, sempre presente nas horas difíceis, dando o apoio que seus filhos precisam, pois para o pecado sempre existe o perdão, costuma-se dizer.

Estudando sobre a vida do Mestre, descobri que Ele nunca viveu recluso, e muito menos como um ermitão, como muitas tradições procuram demonstrar. Ele vivia como qualquer outro homem de Sua época. Participava de festas e aceitava prazerosamente um convite para jantar, visitar casas de amigos e alimentar-Se com a bebida e comida que Lhe ofereciam. Um pequeno exemplo disso é o episódio em que se encontrava numa festa de casamento, na casa de um amigo, e o estoque de vinho acabou. Jesus não Se abalou e auxiliou seu amigo, transformando a água em vinho. Não podemos imaginar que Ele estivesse em uma festa todo sisudo e carrancudo, podemos?

Hoje, mais do que nunca, estamos reencontrando as verdadeiras palavras de Jesus. Algumas até se achavam perdidas no passado. A revelação destes fatos é um processo contínuo, e ninguém tem o direito de ter exclusividade, nem copyright sobre Suas palavras.

Todos esperam ansiosamente a volta do Mestre, o que pode acabar gerando um certo tipo de contradição. Afinal, como podemos esperar Sua volta, se na verdade Ele nunca Se foi? Não se esqueça de orar. Lembre-se, porém, que orar não é tão somente falar as palavras que nos ensinaram. Orar é principalmente ouvir, a si mesmo e a Ele.

Monica Buonfiglio