5 principais erros das empresas antes da Black Friday
Especialista destaca dicas de sucesso e principais erros das empresas visando a Black Friday
A Black Friday já começou para muitos varejistas e os consumidores brasileiros também estão preparados para aproveitar a data em busca das melhores promoções. Um levantamento recente de uma consultoria de marketing de influência apontou um crescimento de 32% de pessoas com intenção de comprar algo na data.
E como já estamos no mês de um dos principais eventos do varejo do ano, é fundamental que as empresas estejam preparadas não apenas visando maximizar as vendas, mas também construir relacionamentos significativos com os consumidores.
“Gerar conhecimento e informações sobre o produto ou serviço antes da Black faz a diferença”, destaca Thiago Cruz, CEO da NZN, empresa que fornece soluções de publicidade e comunicação online. “Cada vez mais o conteúdo é fator chave para a decisão do consumidor e gerar conhecimento prévio sobre produtos e serviços, bem como oferecer benefícios reais e autênticos, faz com que as marcas conectem com seus clientes cada vez mais em estratégias inteligentes e que impulsionam o engajamento e a fidelidade dos consumidores.”
Especialistas em geração de conteúdo valioso e informativo para marcas, a NZN entra nessa Black Friday apostando na fidelidade de seu público, por meio de suas verticais proprietárias, criando materiais que forneçam ao consumidor o conhecimento necessário antes de investir em algo para compra.
“Parcerias como fazemos aqui, onde a nossa marca cita/divulga/recomenda os produtos de outra marca também faz a diferença. Deixa de ser a marca falando de si própria, mas outra marca para o seu público, indicando a partir da sua autoridade e confiabilidade desse público. É o marketing de influência aplicado, porém não precisando se limitar apenas a influenciadores, mas a marcas que conseguem gerar o mesmo efeito em seu público”, comenta o gerente de marketing da NZN, Arthur Wogram.
Evitando erros para alcançar o sucesso
Além disso, a importância de oferecer benefícios e vantagens reais não pode ser subestimada. Com os consumidores cada vez mais informados, é crucial que as marcas sejam transparentes em suas ofertas durante a Black Friday. Este é o momento para as marcas serem ousadas, reduzindo suas margens de lucro para atrair e fidelizar os clientes existentes, bem como conquistar novos clientes.
"Entender a importância de construir relacionamentos autênticos com os consumidores durante a Black Friday é essencial para o sucesso das empresas", afirma Cruz.. "Ao oferecer benefícios reais e informações valiosas, as marcas podem garantir uma conexão duradoura com seus clientes."
Para evitar armadilhas comuns durante a Black Friday, é fundamental que as empresas estejam atentas a alguns erros cruciais, incluindo:
- • Garantir uma Proposta de Valor Autêntica
Wogram analisa que é fundamental evitar oferecer descontos enganosos que possam prejudicar a confiança dos consumidores, levando a um boicote de "Black Fraude".
- • Utilização Inteligente de Dados
Garanta a implementação de uma estratégia sólida de coleta e análise de dados para entender o desempenho das campanhas e a eficácia de cada canal de marketing.
“É necessário conseguir acompanhar e entender os custos da aquisição e a representatividade de cada canal e ação na atribuição do resultado final”, explica o gerente de marketing.
Otimização Contínua das Estratégias
Esteja preparado para ajustar as estratégias com base nos resultados em tempo real, permitindo uma abordagem ágil e adaptável durante a Black Friday. "O famoso ‘erre rápido e aprenda mais rápido ainda’”, finaliza Wogram.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.