8 dicas para você não comprar por impulso na Black Friday
Com as promoções chegando, é preciso aprender a fazer escolhas mais conscientes
O arrependimento após compras impulsivas é comum e pode gerar estresse financeiro e emocional. Ofertas e promoções criam ambiente propício para decisões precipitadas.
Se você já se pegou olhando para uma compra da Black Friday passada e se perguntou: "Eu realmente precisava disso?", saiba que não está sozinho. O arrependimento após compras impulsivas é mais comum do que parece e pode gerar estresse financeiro e emocional. As ofertas tentadoras e o bombardeio de promoções criam um ambiente propício para decisões precipitadas, dificultando o consumo consciente.
"É fácil cair na armadilha das ofertas, especialmente quando somos bombardeados por anúncios que criam um senso de urgência", explica Iara Souza, autora do livro “A importância do sucesso do vazio”.
Segundo Iara, frases como ‘últimas unidades’ ou ‘oferta por tempo limitado’ acabam despertando o medo de perder oportunidades, levando as pessoas a agirem muito por impulso e pouco pela razão.
Para a psicóloga, se o arrependimento já ocorreu após uma compra impulsiva, é importante lidar com a situação de forma saudável.
"Se acolha com empatia e permita-se perdoar pelo deslize, pois, todos nós já passamos por isso”, ensina a especialista. Ela enfatiza a importância de aprender com a experiência e identificar o que levou ao impulso para que possa evitar situações semelhantes no futuro.
“Além disso, estabeleça novos limites, utilizando o que foi aprendido para criar estratégias que ajudarão em decisões de compra futuras”, reforça Iara.
Para não errar novamente este ano, confira as dicas que podem ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes nesta Black Friday.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.