Black Friday 2020: 15% dos consumidores farão sua primeira compra na edição deste ano
Para o diretor de Novos Negócios da Kantar Ibope Media, avanço do e-commerce durante a pandemia pode explicar a adesão maior este ano
Em todo o País, 15% dos consumidores vão fazer sua primeira compra na Black Friday na edição de 2020. É o que aponta o levantamento Data Stories, realizado pela Kantar Ibope Media, referente ao mês de outubro deste ano.
De acordo com o diretor de Novos Negócios da Kantar Ibope Media, Paulo Arruda, o impulsionamento do e-commerce durante a pandemia é um motivo que pode explicar essa adesão. "Depois de 66 dias, um comportamento de consumo pode se transformar em um hábito. Durante a pandemia, as pessoas passaram a utilizar aplicativos com mais frequência, fazendo com que uma série de novos consumidores entrassem nesse modelo", diz.
A pesquisa também fez um recorte geográfico dentro do porcentual de consumidores que desejam comprar pela primeira vez na Black Friday. Segundo o levantamento, que considerou 13 mercados comerciais do País, Fortaleza apresenta o maior porcentual de novos compradores: 24%.
Segundo Arruda, a pretensão de fazer compras não é linear em todas as praças. "O ponto de atenção para as marcas e para o e-commerce é entender as particularidades de cada mercado, porque temos diferentes 'Brasis'. De repente, a comunicação dessas marcas terá que ser diferenciada (para cada Estado)", afirma.
Regiões metropolitanas e porcentual de novos compradores na Black Friday, segundo o Kantar IBOPE
- Fortaleza - 24%
- Recife - 19%
- Florianópolis - 18%
- Campinas - 17%
- Curitiba - 16%
- Distrito Federal - 15%
- Goiânia - 15%
- São Paulo - 14%
- Salvador - 14%
- Rio de Janeiro - 13%
- Vitória - 13%
- Belo Horizonte - 12%
- Porto Alegre - 10%
'Maior Black Friday para a história do e-commerce'
Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos entrevistados pretendem fazer compras nesta Black Friday. Para Arruda, os números apontam que esta será a maior edição da Black Friday em termos de e-commerce, devido ao aumento de compras online impulsionado pela pandemia.
Entre os produtos que os entrevistados pretendem comprar estão eletrônicos, citados por 54%, eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e itens da linha branca (20%).
O digital também tem influenciado a publicidade da Black Friday. De acordo com o levantamento, houve um aumento de 50% nas impressões dos usuários nos sites e nas redes sociais, em relação a outubro de 2019 - isso indica quanto o consumidor foi afetado por uma publicidade sobre a data.
Por outro lado, Arruda acredita que será possível observar um modelo híbrido de compra e venda durante a data comercial. "Não acho que os consumidores vão abandonar a loja física, porque estamos em um momento mais flexível da pandemia e houve um aumento das pessoas indo às lojas. Acredito que haverá uma complementaridade dos dois modelos", diz.
O diretor de Novos Negócios do Kantar Ibope Media também aposta na complementaridade em relação à publicidade. Outra tendência que deve ser observada na Black Friday 2020 é o omnichannel, ou seja, a presença das marcas e dos consumidores em diferentes canais. Segundo o Data Stories, 69% dos entrevistados se lembram de ter visto publicidade referente à Black Friday na televisão, 42% disseram ter visto em sites e 35%, em redes sociais. "O consumidor está presente em todos esses pontos, e está mais atento a todos esses canais", afirma.
A Kantar Ibope Media entrevistou 14.407 pessoas para esse levantamento.