Black Friday 2023: veja o que interfere na decisão de compra do brasileiro
A maioria dos consumidores pesquisa na internet antes comprar na Black Friday; confira quais são os fatores determinantes no processo
A última sexta-feira de novembro é o dia mais esperado por consumidores e lojistas de todo o mundo. A Black Friday é conhecida por oferecer grandes descontos e promoções em diversos produtos de lojas físicas e no e-commerce. E, neste ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro.
Para esquentar o clima, o Google fez um levantamento que revelou que as buscas pelas promoções da data são 24% maiores do que no ano passado. O site de buscas ainda mostrou quais são os fatores que mais interferem no processo de decisão de compra dos consumidores.
Quais fatores interferem no processo de decisão de compra na Black Friday?
Segundo a pesquisa, que ouviu 1,8 mil brasileiros no mês de julho, dois em cada três brasileiros pretendem aproveitar a data e fazer compras na Black Friday.
O Google também levantou quais são os fatores que levam os brasileiros a decidir comprar um produto em meio a tantas promoções da época. Confira:
Preço baixo
Segundo a pesquisa, um em cada quatro brasileiros disseram que preço baixo é o fator que mais levam em conta na hora das compras.
Qualidade dos produtos
Segundo Fábio Garcia, Líder do Segmento de Varejo do Google Brasil, a pesquisa mostrou que, além dos preços, os brasileiros estão mais preocupados com a qualidade dos produtos que estão comprando e também se a origem da venda é de confiança.
Confiabilidade da loja, site ou aplicativo
"A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia", pontua Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, sobre esse item da pesquisa.
Custo do frete
Tempo de entrega
Cupons de desconto
Ao comprar pela internet, um novo campo surgiu nas páginas de pagamento de e-commerce dos mais diversos segmentos nos últimos tempos: a área do cupom de desconto. Queridinho dos brasileiros, a economia que o cupom gerou nas compras em lojas online brasileiras no ano passado ultrapassou os R$ 100 milhões.
Possibilidade de parcelar a compra sem juros
Variedade de produtos
Cashback
No mercado de varejo, o cashback é utilizado para atrair novos clientes, incentivar o consumo, a fidelização e aumentar a visibilidade e o ticket médio das vendas. Saiba mais!
Opções de pagamento
Atendimento
Facilidade para trocas ou devoluções
Opção de retirar na loja
Benefícios para clientes fidelidade
Lançamentos exclusivos
Comportamento de compra
A pesquisa também levantou dados sobre o quão antes os brasileiros iniciam as pesquisas para comprar melhor na Black Friday. O tipo de produto é o que afeta esse comportamento:
Alta antecipação (1 mês e meio antes)
Produtos: Eletrodomésticos, móveis, computadores, TVs e celulares.
Média antecipação (1 a 3 semanas antes)
Produtos: Calçados, livros e papelaria, beleza e perfumaria, perfumes e brinquedos.
Baixa antecipação (3 dias ou no mesmo dia)
Produtos: Alimentos, artigos para pets, bebidas e itens de bebê.