Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Black Friday: 4K, OLED ou QLED? Entenda tecnologias para comprar TVs

TVs OLED são as mais finas e com maior qualidade de imagem, mas modelos QLED podem fornecer cores vivas, alto brilho e contraste

24 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Conhecer a tecnologia de cada TV pode proporcionar uma experiência única
Conhecer a tecnologia de cada TV pode proporcionar uma experiência única
Foto: Canaltech

Com a quantidade de tecnologias existentes, há muito mais opções para o consumidor na hora de escolher uma smart TV com imagem a experiência de um cinema em casa. Para ajudar na escolha do produto ideal nesta Black Friday, Byte destacou as tecnologias existentes e as vantagens de cada uma.

No mercado, hoje as mais buscadas são TVs 4K, padronizada para os modelos acima de 50 polegadas. O modelo de televisão 4K (ou ultra HD) é caracterizado pela alta definição e imagens de qualidade, com mais realismo às imagens transmitidas. Há ainda a 8K, às vezes chamadas de ultra full HD, que têm resolução quatro vezes maior do que as 4K; por isso, os modelos tendem a ser fisicamente maiores. 

Há também as OLED (diodo orgânico emissor de luz, em português) ou QLED (diodo emissor de luz de ponto quântico). Elas são melhorias ao LED tradicional, a primeira tecnologia que permitiu o uso da resolução Ultra HD. O foco principal dessas inovações é trazer maior qualidade de imagem tentando reproduzir fielmente as cores, brilho, contraste e intensidade.

O formato OLED foi criado logo após o LED e sua tecnologia utiliza diodos orgânicos para emitir pontos unitários de luz, sem necessidade de uma grande lâmpada traseira para clarear a tela por igual. Já o modelo QLED permite um menor gasto de energia do que as TVs tradicionais, com brilho menos intenso. 

As configurações das telas tambem dividem-se em dois tipos por angulação e contraste: o VA (alinhamento vertical, na sigla em inglês), que fornece maior contraste e menor ângulo de visão; e o IPS (comutação em plano), que possuem ângulos maiores e um menor contraste.

Os visores OLED entregam brilho maior que os painéis convencionais
Os visores OLED entregam brilho maior que os painéis convencionais
Foto: LG/Divulgação / Estadão

Diferenciais

As TVs com a tecnologia QLED têm qualidade de cor e contraste menor do quando comparadas com as OLED. Isso porque os televisores usam placas LCD para iluminar seus pontos quânticos, oferecendo menos contraste entre os pontos claros e escuros.

No entanto, modelos QLED são mais acessíveis devido à tecnologia de custo mais baixo em relação ao OLED. Também podem ser mais resistentes, já que não sofrem tanto com o efeito do tempo. 

Os modelos QLED não possuem os mesmos contrastes que a OLED, mas alguns modelos tem um modo cujas cores da imagem se adaptam à luminosidade do ambiente, tornando-as um bom produto no quesito design.

Nos últimos anos, vários modelos de TV chegaram ao mercado, com tecnologias diferentes
Nos últimos anos, vários modelos de TV chegaram ao mercado, com tecnologias diferentes
Foto: Canaltech

Como escolher sua TV

Na hora de comprar um aparelho, alguns parâmetros devem ser observados para garantir que as expectativas de ter um "cinema em casa" sejam atendidas. 

Qualidade de som

Alguns modelos possuem a tecnologia Dolby Atmos. Nos mais caros, há a inclusão de subwoofer embutido (para melhores sons graves) que traz um som mais incorporado.

Qualidade de imagem

Observar a intensidade do brilho e a qualidade das cores e contraste da sua TV é importante. Observe modelos com o selo UHD Premium.

Sistema operacional

Os fabricantes de TV possuem sistemas operacionais específicos que são importantes para a maneira como seus aplicativos vão funcionar na smart TV. Os principais são Tizen (Samsung), Android TV (Sony) e WebOS (LG), mas existem vários outros. Ter um bom sistema operacional é importante para acessar recursos, conteúdos e o suporte necessário aos aplicativos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade