Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Black Friday: quais sites são confiáveis para comprar passagens aéreas?

Veja 5 sugestões de sites para comparar preços e encontrar passagens em promoção

3 nov 2023 - 13h41
(atualizado em 21/11/2023 às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Que tal garantir as passagens aéreas das próximas férias com desconto na Black Friday? Apesar da data ser celebrada no dia 24 de novembro, já é possível encontrar ofertas ao longo do mês. Para te ajudar, veja dicas de como escolher um site confiável e comprar suas passagens com bons descontos.

Veja dicas para comprar sua passagem aérea
Veja dicas para comprar sua passagem aérea
Foto: iStock

Antes de começar as buscas, é preciso estar atento a algumas dicas de segurança. Carolina Vesentini, advogada do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) destaca que, se a compra for feita pela internet, é importante comprar em um site seguro e oficial. "Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor", explica.

Também é importante buscar mais informações sobre a reputação da empresa no mercado, procurando dar preferência a agências conhecidas e bem cotadas pelos clientes.

Como escolher o melhor site para comprar passagens? 

Existem diversas ferramentas na internet para fazer pesquisas e comparar preços. Uma das vantagens dessas ferramentas é ver os preços em diversas empresas ao mesmo tempo e criar alertas, assim você será notificado quando a passagem atingir um valor mínimo desejado.

Para escolher o site, considere as seguintes dicas:

1. Cheque a reputação do site 

Depois de escolher o site, verifique sua reputação acessando o histórico de reclamações do Procon de seu município e do site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Outra opção é consultar a lista do Procon-SP, que mostra cerca de 500 sites que devem ser evitados.

"Além disso, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente o site é seguro", recomenda a advogada. "Caso se depare com uma empresa falsa, denuncie ao Procon".

2. Confira as opções de pagamento oferecidas 

Algumas empresas oferecem parcelamento no cartão de crédito e outras não. Esse detalhe pode ser determinante para sua escolha. Em sites de empresas estrangeiras, como a TAP de Portugal ou a Air France da França, normalmente o pagamento é feito à vista, pois a prática de parcelamento não é comum fora do Brasil. Porém, se essa passagem comprada por meio de uma agência, como Submarino Viagens ou Decolar, por exemplo, pode haver opção de parcelamento para essas mesmas passagens.

Além disso, a advogada recomenda que dê preferência ao pagamento por cartão de crédito, em vez de boleto ou PIX, pois ele oferece uma segurança a mais para o consumidor, caso precise cancelar a compra.

Maior navio de cruzeiro do mundo se prepara para a viagem inaugural Maior navio de cruzeiro do mundo se prepara para a viagem inaugural

3. Janela anônima 

Uma dica interessante é fazer as pesquisas em uma janela anônima do seu navegador de internet. Assim, o algoritmo dos sites não identifica seu interesse pelo produto e você não corre o risco de ver os preços um pouco mais altos na próxima vez que entrar no site — principalmente os indecisos e quem faz buscas com frequência. Esse detalhe pode impactar nos valores e na sua decisão de compra.

5 SITES PARA PESQUISAR PASSAGENS

Com essas dicas em mente, veja cinco sugestões de sites para procurar voos, comparar preços e comprar sua passagem com descontos na Black Friday e fora dela. 

1. SkyScanner 

Para buscar e comparar passagens de voos internacionais, uma boa alternativa é o SkyScanner. Depois de escolhido o voo, ele redireciona para o site onde a passagem é vendida. Faça a busca sendo flexível quanto às datas e local, principalmente se for a uma cidade que tem mais de um aeroporto, como Londres e Paris, pois alguns aeroportos recebem voos low cost (de baixo custo) e outros, não. O SkyScanner mostra até os mais baratos. 

Caso você tenha um local em mente, mas a data ainda não está definida, o site mostra um gráfico com os dias mais em conta para aquele voo. Assim como muitos sites, é possível criar um alerta e receber notificações quando o voo pretendido atingir um valor mínimo desejado.

2. Google Flights

Similar ao Skyscanner, o Google Flights também oferece a comparação de preços para o mesmo trajeto entre diferentes empresas. É possível escolher as datas e o site sugere datas próximas com preços mais em conta, para que o usuário economize. Com essas comparações, fica mais fácil decidir se uma promoção de Back Friday de uma empresa vale a pena ou não.

3. Decolar

Uma das maiores agências do mercado, o Decolar oferece busca e compra de passagens. A ferramenta também permite comparar preços em datas próximas. Além disso, é possível adicionar filtros por companhia aérea, aeroporto, despache de bagagem, com escala ou sem.

4. Submarino Viagens

Outra agência reconhecida no mercado é a Submarino Viagens, fundada em 2006 e comprada pela CVC em 2015. Assim como o Decolar, o site oferece busca por destino, datas, classe e ainda por tarifas e número do voo.

A ferramenta atualiza os resultados da pesquisa a cada 20 minutos, com um relógio em contagem regressiva no lado esquerdo da tela. Assim como outros sites, há a opção de checar valores de passagens três dias antes e depois da data desejada.

5. CVC

Quem prefere o serviço de uma agência tradicional, a CVC também possui uma plataforma de busca e compra de passagens online. É possível pesquisar passagens com filtro de classe econômica, mista ou executiva em cada trecho. A atualização dos resultados também é feita a cada 20 minutos. O diferencial da plataforma é poder orçar um pacote completo, com passagens, hotel e até cruzeiro.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade