Black Friday: vale mais a pena comprar um iPhone 13 ou o iPhone SE?
Confira neste guia os prós e contras dos dois aparelhos da Apple
Indo além dos lançamentos mais recentes da Apple, há diversos outros aparelhos da marca para escolher com a chegada da Black Friday. Mas, atenção: com celulares mais “antigos”, é importante considerar alguns aspectos como atualizações de software, duração de bateria, câmeras, etc.
Em relação aos preços, no caso do iPhone 13 e o iPhone SE (3ª geração), o primeiro está custando R$ 3.898,99 à vista, enquanto o segundo pode chegar a R$ 4.711,50. Ambos valores foram verificados na Amazon no início de novembro.
Existem diferenças muito claras entre os dois aparelhos, começando pelo design: o iPhone SE continua com a mesma aparência do iPhone 8, lançado em 2017 e que até hoje é um modelo amado por muitos usuários da Apple, que possui bordas ao redor do display e o botão Home, com o Touch ID.
Já o iPhone 13 abriga tudo que já é conhecido: a tela OLED de 6,1 polegadas (contra uma tela LCD de 4,7 polegadas), o notch para a câmera frontal e o Face ID. Além disso, ele possui resistência à água e poeira maior do que o SE.
Sobre as demais características, SE possui armazenamento que vai de 64 GB até 256 GB, enquanto o 13 vai de 128 GB até 512 GB, e a conectividade de ambos é compatível com 5G.
Outra grande divisão entre os modelos é a câmera. A versão “mais barata” da Apple peca na tecnologia quando se trata de fotografia, com a configuração traseira ser apenas uma câmera de 12 megapixels e uma frontal de 7 megapixels. Também não possui o Modo Noite e o Modo Cinema, que permite gravação de vídeos mais avançados (1080p a 30 fps).
Por outro lado, o iPhone SE ainda permite tirar fotos com o Modo Retrato (fundo desfocado) e gravar vídeos em até 4K com a câmera traseira, embora a estabilização de imagem seja inferior, especialmente em ambientes com pouca luz.
Um avanço nesse departamento é o tratamento de imagens, que é possível de ser feito com o processador A15 Bionic, mais avançado do que outras gerações — o mesmo do iPhone 13, todavia.
Chegamos à bateria, aspecto geralmente mais preocupante para usuários da Apple. Para quem tem uma rotina mais agitada e com maior dependência do smartphone, a duração da bateria do iPhone SE pode não ser o mais ideal, pois é o modelo com a menor estimativa de duração quando comparado à família iPhone 13.
Porém, houve uma melhoria em relação ao seu antecessor de 2020, com o uso de um melhor processador no aparelho, o que o torna capaz de suportar um dia inteiro sem grandes problemas.
Os dois celulares continuam com a entrada Lightning para recarga, diferente do lançamento mais recente da Apple, que utiliza USB-C. O iPhone 13 tem reprodução de vídeo até 19 horas, enquanto o iPhone SE chega até 15 horas.