Como comparar preços e produtos para fazer compras inteligentes na Black Friday
Lista de desejos, ferramentas de monitoramento e análise de avaliações ajudam a filtrar ofertas
A duas semanas da Black Friday, mais de 85% dos brasileiros se preparam para mergulhar em um mar de ofertas. Serão mais de R$ 15 bilhões de reais movimentados entre centenas de milhares de lojas que prometem liberar, no dia 24 de novembro, as melhores promoções.
Entre tantas opções, comparar preços e produtos pode ser um desafio. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. O Terra conversou com alguns profissionais para entender como fazer compras inteligentes nesse período. Veja:
Faça uma lista de desejos
É necessidade ou apenas desejo? No momento das compras durante a Black Friday, as duas coisas podem se confundir, provocando um gasto de dinheiro desnecessário. Para fazer escolhas mais conscientes, se planeje com antecedência.
O professor de Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) José Carlos Rodrigues sugere que o consumidor faça uma lista de desejos. O ideal é construí-la ao longo do ano – ou ao menos com as vontades que surgiram durante esse período – para conseguir aproveitar as ofertas da Black Friday de maneira inteligente, evitando comportamentos impulsivos.
Se você quer aproveitar a data para as compras de Natal, a professora e pesquisadora de economia comportamental Paula Sauer orienta que sejam adicionados à lista os nomes das pessoas a quem deseja presentear. É importante incluir também as indicações de presentes que pretende comprar para cada pessoa.
Estipule um limite orçamentário
Outra maneira de evitar extrapolar nas compras é estabelecer um limite de gasto para a temporada de promoções. Com a sua lista em mãos, observe quanto custarão, em média, os produtos desejados. Organize-os por prioridade e selecione apenas aquilo que você terá condições financeiras de comprar neste momento.
É importante também pensar previamente qual será o método de pagamento utilizado. Vai parcelar o preço das compras ou vai pagar à vista? Em caso de parcelamento no cartão de crédito, o professor de Finanças na FGV (Fundação Getúlio Vargas) Henrique Castro orienta que os juros sejam evitados ao máximo para evitar um endividamento futuro.
Verifique se a falta do dinheiro pode acabar comprometendo despesas essenciais mais para a frente, como alimentação, transporte e aluguel. Castro resume a reflexão: “Vai te colocar em uma situação mais difícil? Evite”.
Use ferramentas para comparar preços
Existem diversas ferramentas online que te ajudam a monitorar e comparar os preços dos produtos entre os principais sites de vendas. Sites como Buscapé, Zoom, Já Cotei, e o próprio buscador do Google permitem que você compare os preços ofertados pelos maiores sites de varejo no Brasil.
Além disso, é possível conferir as condições de parcelamento, frete e, em alguns casos, de cashback - quando, ao se associar à plataforma, uma parcela do dinheiro retorna para a sua conta bancária alguns dias após a compra.
A maioria dessas plataformas também permite que você confira a variação de preço dos produtos por site nos últimos meses. Dessa forma, é possível perceber se o desconto da Black Friday é real e se realmente vale a pena comprar nesse período. Há ainda a opção de criar alertas de preço para um produto desejado.
No caso das lojas físicas, a orientação é caminhar por centros comerciais observando as vitrines e prateleiras, anúncios e anotando os preços. Se o consumidor optar por fazer a pesquisa presencialmente, Henrique Castro, da FGV, sugere que a visita às lojas seja feita novamente no intervalo de até uma semana para verificar possíveis variações de preço.
Mas cuidado: o valor do produto não pode ser o único ponto de atenção para comprar com sabedoria. Desconfie de ofertas desproporcionais e se ligue em outros detalhes para fazer boas escolhas na Black Friday.
Analise as avaliações e comentários
Em meio a tantas marcas e produtos na internet, como selecionar os mais adequados? Uma alternativa é olhar as avaliações e comentários dos consumidores na página dos produtos desejados.
A maioria dos grandes sites de venda oferece a opção de dar uma nota – que geralmente vai de 1 a 5 – ao produto e também à entrega, após o seu recebimento. Veja e compare qual é a média das avaliações da mercadoria que te interessa, de diferentes marcas e modelos. Em alguns casos, é possível conferir notas separadas para características de cada recurso (produto e entrega, no caso).
Também é importante ler atentamente os comentários feitos por quem já adquiriu o produto. Você pode filtrá-los entre os melhores e piores para ter uma perspectiva mais ampla. Procure identificar padrões e prefira aqueles que têm fotos e vídeos para obter uma visão mais realista sobre ele e alinhar as suas expectativas. Quanto mais comentários, melhor!
Em marketplaces como Amazon, Americanas e Casas Bahia, ainda é possível fazer perguntas ao vendedor do produto. Geralmente, as questões feitas por outros clientes ou interessados, e as respostas do responsável pela venda e entrega, também ficam disponíveis para consulta nos sites.
Considere os custos além do produto
Às vezes, o preço do produto é muito atrativo, mas custos adicionais podem diminuir a vantagem em relação a outras ofertas. Em compras online, um dos principais pontos de atenção é o valor do frete. Normalmente, os sites permitem que o cálculo do transporte seja feito antes da compra, a partir do CEP do endereço onde a encomenda será entregue.
A logística e o custo do descarte dos produtos que você já tem em casa, em caso de substituição por um novo, também devem ser considerados, indica a professora de economia comportamental Paula Sauer.
Verifique as políticas de devolução e garantia
Certifique-se do prazo de entrega antes de fechar a compra do produto. O advogado especializado em direito do consumidor Murilo Sechieri adverte que a estimativa da data do recebimento da compra precisa constar no site, de maneira clara e transparente.
“Se o site não informa o prazo, é um sinal vermelho. Isso gera a suspeita de que a empresa não é segura ou de que o endereço web é fraudulento”, alerta.
Além disso, confira as políticas de devolução e garantia da empresa. É importante lembrar que, para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como em sites, o Código de Defesa do Consumidor prevê um prazo de 7 dias após o recebimento do produto para o arrependimento. Nesse caso, a mercadoria pode ser devolvida à loja e ter o seu preço ressarcido, bem como o do frete.