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Cyber Monday: o que é e quando acontece?

Data comercial após a Black Friday tem se popularizado no Brasil

16 nov 2023 - 05h00
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Certamente, você já está familiarizado com a Black Friday. Mas as promoções de novembro não param no dia 24. Ainda haverá oportunidade de comprar o produto que você deseja a preços mais acessíveis neste mês. Na segunda-feira seguinte à sexta-feira de ofertas, dia 27, incia-se uma nova temporada de descontos: a Cyber Monday.

O termo em inglês Cyber Monday significa, em tradução livre para o português, “segunda-feira cibernética”. Assim como a Black Friday, que acontece no dia seguinte ao Dia de Ações de Graças, a data comercial foi criada nos Estados Unidos. Em 2005, as empresas norte-americanas pensaram na data como uma forma de prolongar o período de compras para o Natal.

Na época, a liquidação da Black Friday funcionava quase exclusivamente nas lojas físicas. No entanto, as lojas virtuais se popularizavam e passavam cada vez mais a oferecer produtos diversos. Para alavancar também esse tipo de comércio, a Cyber Monday foi criada exclusivamente para o ambiente online. 

Cyber Monday acontece três dias após Black Friday
Cyber Monday acontece três dias após Black Friday
Foto: Pexels / Tecmundo

A data acabou também ficando mais associada aos produtos tecnológicos, que atraem mais o interesse dos consumidores na internet.

Especialmente após a pandemia da covid, essa lógica foi alterada e o e-commerce ganhou força também na Black Friday, se consolidando hoje como um dos canais mais importantes de vendas tanto nos EUA quanto no Brasil.

Cyber Monday no Brasil

No Brasil, a Cyber Monday ainda não alcançou a mesma popularidade da Black Friday. Não são todas as lojas que aderem ao período de promoções cibernéticas. Por outro lado, ela tem crescido e algumas lojas já promovem a chamada Cyber Week, com ofertas que duram toda a semana.

Para promover o evento, foi criado um site voltado apenas para o evento de descontos online, o cybermondaybrasil.com.br. O portal do LeadMedia Group reúne as principais ofertas de eletrônicos no País. Nele, é possível se cadastrar para receber as promoções da época em primeira mão.

O Terra tentou contato com o grupo para entender um pouco mais sobre a origem e proposta do site, mas não recebeu um retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Segundo uma pesquisa realizada pelo Pelando, 68% dos consumidores brasileiros que pretendem fazer compras no período da Black Friday têm, no topo da sua lista de interesse, eletrônicos e eletrodomésticos. Dos 500 consumidores ouvidos pelo estudo, 98% afirmaram que farão compras pela internet.

Para a consultora de negócios do Sebrae-SP Juliana Segallio, a Cyber Monday funciona como uma extensão da Black Friday. É o momento em que os varejistas conseguem esticar ainda mais as promoções da primeira data. As ofertas, que já são liberadas desde o início de novembro no Brasil, podem durar até o fim do mês.

“É como se dissesse, para os atrasados, que ainda dá tempo de comprar com algum desconto”, resume. O estrategista de marcas e professor universitário de Publicidade e Propaganda Fábio Caim acrescenta que a data está fortemente associada ao comportamento do consumidor brasileiro. “Sempre deixamos para depois”, indica.

Fora do online

Apesar da proposta da Cyber Monday ser reservada para as lojas que funcionam online, o que geralmente inclui os marketplaces e grandes varejistas, o executivo e mentor de negócios Carlos Busch sugere que a data também pode ser vantajosa para o comércio físico. Aos pequenos empreendedores, ele dá algumas dicas de como “aproveitar o barulho da promoção”:

  • Conheça o seu diferencial

No caso dos pequenos negócios, os comerciantes podem aproveitar a vantagem de ter o produto mais próximo da região onde os seus clientes residem.

  • Use as suas ferramentas

Para vender, não precisa ter um site; as ofertas podem ser anunciadas e concretizadas por telefone ou através de um grupo no WhatsApp, por exemplo.

  • Ofereça vantagens além do e-commerce

Para os anúncios da Cyber Monday, é interessante que os pequenos negócios busquem os dois principais fatores procurados em compras online: conveniência, pela proximidade, e confiança, priorizando a base de clientes que já conhece sua marca.

  • Seja criativo nas ofertas

Considerando os pontos anteriores, o empreendedor pode fazer ofertas que chamem a atenção do consumidor. “Comprando aqui, te entrego em até uma hora”, exemplifica Busch.

Fonte: Redação Terra
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