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Dez dicas para pequenos empreendedores venderem mais na Black Friday

Especialistas indicam estratégias para se destacar no período e atrair consumidores

9 nov 2023 - 05h00
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A Black Friday acontece no dia 24 de novembro
A Black Friday acontece no dia 24 de novembro
Foto: Freepik

Em clima de Black Friday no Brasil, os pequenos empreendedores encaram o desafio de competir com as gigantes. Na disputa pelas vendas, a tendência é a desvantagem na comparação de preços e ofertas. No entanto, um bom planejamento e uma dose de criatividade podem tornar o momento favorável para eles.

O ideal é que os pequenos negócios se preparem com antecedência para a Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro, e identifiquem as suas vantagens em relação às grandes empresas para usá-las ao seu favor. O Terra conversou com especialistas para entender como se destacar na competição e atrair mais consumidores. Veja dez dicas:

Defina o seu objetivo

Para o pequeno empreendedor, a Black Friday é um momento oportuno para atingir diversos objetivos além das vendas. É importante ter em mente qual deles você procura, a fim de organizar as melhores estratégias para o seu negócio. 

De acordo com o mentor de negócios Carlos Busch, o período oferece cinco possibilidades: mais lucro; volume de vendas; credibilidade no mercado; construção de imagem; e aprendizado, com testes de novos produtos e estratégias.

Fidelize os seus clientes

Concentre as suas promoções na base de clientes existente da empresa. Segundo o especialista, os pequenos empreendedores tendem a atrair as pessoas que já conhecem o negócio. 

Saber atrair clientes é essencial
Saber atrair clientes é essencial
Foto: Freepik

Uma opção é oferecer descontos exclusivos para quem já comprou na loja. “A pessoa se sente importante e fideliza. Com isso, ele se diferencia dos grandes varejistas”, diz.

Não tenha medo de arriscar

Outra dica é apostar no que o mentor de negócios chama de ‘ações contraintuitivas’. São estratégias mais ousadas, difíceis de serem adotadas por grandes varejistas.

Por exemplo, permita que os clientes devolvam o produto comprado, caso fiquem insatisfeitos. Iniciativas como essa geram apelo emocional, um dos principais fatores que baseiam a decisão de compra.

Adote estratégias mais ousadas, difíceis de serem adotadas por grandes varejistas
Adote estratégias mais ousadas, difíceis de serem adotadas por grandes varejistas
Foto: Freepik

A união faz a força

Identifique parceiros locais que também interessam aos seus clientes. Una-se a outros empreendedores para oferecer kits integrados de produtos ou serviços. “Assim, os pequenos negócios conseguem se diferenciar dos grandes, tornando-se mais atrativos”, observa Carlos Busch.

A ideia é inspirada na tradição chinesa do Dia dos Solteiros, que ocorre em 11 de novembro. Equivalente à Black Friday, a data costuma unir comerciantes para vendas integradas.

Não deixe para a última hora

Comece a se organizar com antecedência para a Black Friday, revisando os seus estoques, preparando os seus funcionários e identificando as necessidades dos clientes. Isso inclui verificar quais produtos estão sendo mais procurados e em quais deles você pode oferecer descontos atrativos. 

Um bom planejamento permitirá que você esteja totalmente preparado e evite problemas durante a temporada
Um bom planejamento permitirá que você esteja totalmente preparado e evite problemas durante a temporada
Foto: Freepik

Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Juliana Segallio, essas informações também podem ser utilizadas para negociar preços com os fornecedores. Um bom planejamento permitirá que você esteja totalmente preparado e evite problemas durante a temporada.

Quem não é visto, não é lembrado

Desenvolva ações promocionais e estratégias de comunicação envolventes para atrair os clientes. A consultora de negócios do Sebrae sugere aproveitar o período que antecede a Black Friday para criar expectativa e entusiasmo entre eles.

Para as lojas online, essa estratégia pode ser implementada ao demonstrar a funcionalidade dos produtos em promoção. Isso pode ser feito com a publicação de vídeos nas redes sociais ao longo de novembro, por exemplo. 

Para as físicas, as fachadas são recursos valiosos. Elas podem criar um ‘suspense' sobre o que está por vir, anunciando promoções da pré-Black Friday. "O ponto de atenção nas lojas físicas ainda é muito eficiente", destaca Juliana. Além disso, manter a aparência da loja é crucial.

Promoção real tem dia e hora para acabar

Ao oferecer promoções, seja transparente e honesto. Defina datas de início e término claras para as ofertas, evitando a impressão de que as promoções são perenes. Uma boa maneira é indicar que a oferta é válida até que durem os estoques, se for o caso.

Também evite a armadilha de aumentar preços antes de oferecer descontos na Black Friday, pois isso pode minar a confiança dos clientes. Os brasileiros têm o hábito de realizar pesquisas detalhadas antes de comprar, especialmente quando se trata de produtos com maior custo, com os quais eles ficam 'namorando'. Como alerta Juliana, "os consumidores não são ingênuos".

Entenda a sazonalidade

Aproveite a Black Friday como uma oportunidade para preparar o terreno para o Natal, especialmente no varejo, onde muitos consumidores buscam presentes para o fim de ano. Garanta que seu estoque esteja alinhado com essa demanda sazonal.

Setores de serviços também podem colher benefícios durante a Black Friday. Oficinas mecânicas e clínicas de saúde, por exemplo, tendem a enfrentar pico de demanda no período das férias, entre dezembro e janeiro. Uma sugestão para esses pequenos empreendedores é lançar ações promocionais para atrair uma parte dos clientes já neste mês de novembro.

Conheça o seu público

Para o consultor na área de comunicação e marketing Fábio Caim, é imprescindível que o pequeno empreendedor faça um mapeamento do público do seu negócio. Para isso, analise quem são as pessoas que acompanham as páginas da sua empresa nas redes sociais.

Com as informações em mãos, é possível criar campanhas e anúncios mais assertivos
Com as informações em mãos, é possível criar campanhas e anúncios mais assertivos
Foto: Freepik

Na análise, é importante perceber como essas pessoas se comportam, e quais são as suas características comuns, tanto de personalidade quanto de gosto. Com as informações em mãos, é possível criar campanhas e anúncios mais assertivos.

Fuja do básico

Os consumidores já esperam descontos e ofertas de frete grátis por parte das lojas durante a Black Friday. Para se destacar, o pequeno empreendedor precisa oferecer algum diferencial. 

Então, use e abuse da criatividade. Fábio Caim sugere a adição de brindes ou atividades que reforcem a identificação do cliente com a marca. É interessante que, ao abrir a caixa de entrega ou a embalagem do produto, o cliente se surpreenda positivamente.

Nesse caso, o consumidor pode até se sentir estimulado a publicar imagens do produto adquirido nas redes sociais, ajudando a promover a sua marca.

Fonte: Redação Terra
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