O que compensa mais: celular de entrada de 2023 ou intermediário de 2022?
Na busca por ofertas na Black Friday, a decisão entre um celular de entrada de 2023 ou um intermediário de 2022 pode ser confusa; veja dicas
As promoções de Black Friday vão trazer boas ofertas para todos os tipos de celulares, inclusive os de entrada, conhecidos por serem os mais básicos de cada marca.
Mas na comparação da data de lançamento, será que um aparelho intermediário lançado em 2022 (ou seja, mais avançados que os de entrada) compensa mais do que um básico de 2023?
Ao abordar celulares de entrada, é importante ter expectativas realistas. Não teremos grandes tecnologias e inovações nessa linha, mas é possível encontrar boas oportunidades, dependendo da prioridade de cada usuário e do que é feito no dia a dia.
É claro que um smartphone básico será mais barato que um intermediário, pois eles são ideais para tarefas mais simples, como chamadas, mensagens, e-mails e uso de redes sociais. Além disso, muitos modelos de entrada oferecem uma boa duração de bateria devido ao hardware menos exigente
Por outro lado, eles possuem um desempenho mais limitado e que pode não rodar muito bem alguns aplicativos e jogos, algo a se considerar. Outros recursos, como câmeras como câmeras de alta resolução e telas de alta qualidade, também não costumam estar nos celulares de entrada.
Agora, quando se considera um dispositivo intermediário que foi lançado em 2022, o desempenho dele continua bom e atualizado, o que traz benefícios para quem quer jogar no aparelho, além para as tarefas diárias. Alguns intermediários também possuem câmeras melhores, telas de maior qualidade e maior armazenamento interno.
Porém, o custo será mais alto e a qualidade pode variar entre diferentes modelos intermediários, então é importante pesquisar e escolher com cuidado.
Um bom exemplo de celular de entrada de 2023 é o Samsung Galaxy A14 5G, que tem uma câmera de configuração tripla, com a principal sendo de 50 megapixels. Até mesmo a câmera frontal se destaca, com fotos superiores em comparação com outros smartphones básicos.
O processador usado é o Octa Core de 2.4 GHz de velocidade, com e a tela com 6,6 polegadas. Ainda, tem 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. A versão de Android que chega no celular é o 13. O preço dele, visto no dia 31 de outubro, é de R$ 1.087,78 na Amazon.
Já para o caso de um aparelho intermediário de 2022, o Realme 9i se destaca pelo custo-benefício, pois traz um processador Snapdragon 680 Octa-Core, que tem velocidade de 2.4 GHz, junto com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o que oferece um bom desempenho para jogos e multitarefas.
A tela é Full HD+ (2220x1080 pixels), que não é a mais avançada dentro da categoria.
Em termos de câmeras, o celular possui uma configuração tripla de câmeras, com a principal de 50MP. Por outro lado, o sistema operacional que vem no celular é o Android 11, ou seja, já não está tão atualizado como um entrada. O preço do celular atualmente é de R$ 1.399 no Mercado Livre.