Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Procon-SP lista 78 sites a serem evitados na Black Friday; veja quais

Inclusão desses sites ocorre devido à falta de resposta dessas empresas às reclamações dos consumidores

23 nov 2023 - 16h14
(atualizado às 18h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Procon alerta para sites suspeitos na Black Friday
Procon alerta para sites suspeitos na Black Friday
Foto: rawpixel.com freepik / Flipar

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP, divulgou uma lista com 78 sites que os consumidores devem evitar durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24).

A inclusão desses sites ocorre devido à falta de resposta dessas empresas às reclamações dos consumidores, mesmo após notificações do órgão de defesa.

O número quase dobrou em comparação com o ano anterior, refletindo um aumento preocupante de golpes e fraudes relacionadas a compras online.

“É importante que os consumidores fiquem atentos e evitem fazer compras em sites que não sejam confiáveis”, alerta a coordenadora jurídica do escritório Nelson Wilians Advogados, Bianca Lobo, à Folha de S. Paulo.

Entre os endereços, destacam-se o pneusdrive.com.br e o peixeurbano.com.br. O usuário pode conferir a lista completa dos sites a serem evitados neste link.

Vigilância

De acordo com a coordenadora jurífica, é importante verificar a existência da empresa através do CNPJ, além de analisar a discussão e as principais reclamações sobre a loja.

A atenção deve ser redobrada com o endereço do site, uma vez que sites com URLs criptografadas (https) proporcionam mais segurança aos consumidores.

De acordo com o Procon-SP, os usuários devem evitar clicar em links de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp e redes sociais. Normalemente, golpistas usam sites falsos, chamados de phishing, nos quais os cibercriminosos utilizam temas de interesse da vítima como isca.

A empresa de cibersegurança Kaspersky acordou e bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing relacionados a compras online e sistemas de pagamento somente nos primeiros dez meses de 2023.

Dicas de segurança para a Black Friday

Para evitar acidentes durante a Black Friday, os consumidores podem seguir as seguintes dicas de segurança:

  • Prefira sites conhecidos e com boa confiança;
  • Verique a existência da empresa através do CNPJ;
  • Tenha cuidado com links em emails não solicitados;
  • Desconfie de preços muito abaixo do normal;
  • Dê preferência para o uso de cartões virtuais ou Pix em compras online.
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade