Aprenda 10 receitas fáceis de Festa Junina para fazer em casa
Veja quitutes de Festa Junina, dos clássicos aos não-convencionais, com dicas e truques de chefs especialistas
Na hora de fazer uma festa junina em casa, o cardápio de comidas típicas é a atração principal do evento. As receitas tradicionais para a data variam um pouco de região para região, mas alguns ingredientes e preparos são recorrentes, como as receitas com milho, doces com coco, sanduíches, bebidas e pratos para se esquentar no frio.
Na seleção a seguir, pegamos algumas versões, feitas por chefs e especialistas, das receitas clássicas de festa junina, para você receber os familiares e amigos em casa com pratos que fazem sucesso na ocasião.
Amendoim torrado e salgado
A chef Helô Bacellar, do Na Cozinha da Helô, ensina a preparar um petisco fácil e prático para incluir na sua mesa de festa junina. Dessa vez, os amendoins torrados são cobertos por uma casquinha salgada, que vai deixá-los temperados na medida certa, e a sugestão é servir em cones de papel kraft para ficar com uma cara mais rústica, que combina com a ocasião.
Clique no link abaixo para conferir o passo a passo completo.
Nhoque de milho
Talvez um nhoque não seja a primeira receita que vem à cabeça quando se pensa em festas juninas, mas a receita da chef Helô Bacellar, utiliza o milho como base da massa, para deixá-la com a cara da ocasião. A sugestão da chef é servir as porções em pequenos recipientes ou cumbucas para complementar o cardápio da festa, e o acompanhamento da vez é um molho de tomate rústico super fácil de fazer.
Cuscuz paulista
A receita de carne louca da chef Ana Paula Sousa, docente de gastronomia do Senac, é cheia de sabor, com várias sugestões de vegetais e temperos que podem não ser tão óbvios na hora de preparar a receita. O corte de carne escolhido é a alcatra, que desfia após o cozimento e tem o teor de gordura no ponto certo. É possível servir em porções individuais, acompanhada de uma massa de torta de liquidificador, preparar uma torta grande para cortar, ou ainda colocar a carne louca em um sanduíche de pão francês.
Torta de carne louca
A receita de carne louca da chef Ana Paula Sousa, docente de gastronomia do Senac, é cheia de sabor, com várias sugestões de vegetais e temperos que podem não ser tão óbvios na hora de preparar a receita. O corte de carne escolhido é a alcatra, que desfia após o cozimento e tem o teor de gordura no ponto certo. É possível servir em porções individuais, acompanhada de uma massa de torta de liquidificador, preparar uma torta grande para cortar, ou ainda colocar a carne louca em um sanduíche de pão francês.
Choripán
Quando se trata de sanduíche, o que domina as festas juninas é o clássico cachorro quente, mas o choripán, clássico sanduíche da argentina, tem um preparo tão prático quanto o primo brasileiro. A receita, do chef Chico Mancuso, leva uma boa linguiça como ingrediente central, e a sugestão é acompanhar com um molho chimichurri.
Canjica com leite de coco e laranja
A canjica é uma das sobremesas mais clássicas das festas juninas, e a textura cremosa, combinada com os pedacinhos do milho branco, conquistou os paladares de todos que apreciam a receita. O acompanhamento clássico é a canela, que também está presente nessa receita, mas Helô Bacellar dá um toque especial: dessa vez, a base da canjica conta com leite de coco, e a finalização fica por conta de tirinhas de casca de laranja caramelizadas, que adicionam notas cítricas ao doce.
Brigadeiro de paçoca
Fugindo do óbvio, mas ainda sem perder a alma de festa junina, o chef Rodrigo Ribeiro ensina a preparar uma receita fácil de brigadeiro de paçoca, que leva apenas 4 ingredientes e fica pronta em poucos minutos. Uma opção prática para compor o menu de doces da festa junina.
Curau de milho verde
O curau de milho verde está é um dos doces de milho mais recorrentes nas celebrações desta época: cremoso, saboroso e quase sempre acompanhado de canela. Assim fica essa versão da chef Ana Paula Trajano, que também é super fácil de preparar.
Suco de milho
A chef Heloísa Bacellar também ensina a preparar uma receita de suco de milho fácil e saboroso para dar uma diferenciada nas bebidas servidas na festa. Para esse preparo, a chef recomenda utilizar preferencialmente o milho verde fresco, direto da espiga, que permite que o suco atinja a textura cremosa e o sabor característico. A dica é utilizar leite, que pode ser substituído pelas opções sem lactose ou vegetal.
Quentão
Para fechar a lista, o quentão é uma das bebidas quentes mais populares das festas juninas. Ao combinar cachaça, açúcar, especiarias e outros ingredientes, você terá em mãos uma bebida aromatizada e aconchegante. Nessa versão, compartilhada por Fernando Goldenstein, da Companhia dos Fermentados, leva uma seleção de 3 especiarias, além de gengibre e laranja para construir os sabores da bebida.
Paladar Testou: qual é a melhor cachaça do mercado?
Em teste às cegas feito com especialistas, experimentamos e avaliamos 13 marcas de cachaça branca disponíveis nos supermercados, e compartilhamos as impressões dos jurados sobre cada uma, além de elencar as três melhores marcas de cachaça para você utilizar no quentão e em outros drinques.