Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de São João: conheça a história do santo e seu legado nas festas juninas

É um dos santos mais devotados da Igreja Católica. Neste Dia de São João, conheça sua história e seu legado nas festas juninas

24 jun 2024 - 15h00
(atualizado às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

São João é João Batista, um dos apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Os escritos bíblicos trazem que Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de profeta, eram primas. João Batista era apenas seis meses mais velho do que Jesus e previu o nascimento de Cristo. Ele foi o profeta responsável por pavimentar o caminho percorrido pela maior figura do cristianismo. Por isso, o Dia de São João é uma das datas mais importantes do catolicismo.

Descubra mais sobre João Batista
Descubra mais sobre João Batista
Foto: Shutterstock / João Bidu

Dia de São João

João é o personagem principal nos anúncios de Cristo, sendo assim o precursor de Jesus, no nascimento e também na morte. Desse modo, o santo tinha forte influência como pregador. A data da morte de sua teria acontecido em 29 de agosto do ano 29, contudo, por ser o anunciador do nascimento de Cristo, o Dia de São João é celebrado em 24 de Junho. 

A data ainda se dá através de um acordo católico. Segundo a tradição, o santo seria seis meses mais velho do que Jesus. Como o Natal é celebrado no dia 25 de Dezembro, o nascimento e dia de São João foi instaurado para 24 de Junho.

Seu legado nas festas juninas

De modo geral, o dia 24 de Junho é um após o solstício de verão no hemisfério Norte. Desse modo, vale lembrar que as tradições católicas chegaram no território brasileiro com a vinda dos portugueses durante a colonização. 

Na Europa, esta celebração é historicamente relacionada com o período de colheitas. Assim, a colheita representa a vida e a alegria, os mesmos significados das festas juninas. No Brasil, se mantêm características portuguesas vindas em 1500, como a tradicional quadrilha junina, mas também foram adicionados elementos da cultura indígena, como os alimentos típicos à base de milho.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade