Dia de São João: veja três curiosidades sobre o santo
Confira alguns detalhes sobre a vida de São João Batista e a comemoração, além de aprender a oração para pedir por sua proteção
Hoje, se celebra o Dia de São João. Para comemorar, trouxemos três curiosidades sobre João Batista. Confira:
Data foge à regra
Normalmente, a Igreja Católica costuma festejar os santos no dia de morte. Porém, com ele, é diferente. A data festejada marca o seu aniversário. O motivo? Assim como Maria, João foi purificado do pecado antes de nascer. Vale lembrar que ele nasceu seis meses antes de Jesus.
Hora certa de festejar
Apesar de a data oficial ser a segunda-feira (24), a festa, frequentemente, acontece no domingo anterior, ou seja, na noite da véspera.
Anúncio do nascimento
Segundo tradições, Maria e Isabel ficaram grávidas ao mesmo tempo e, para que ambas ficassem sabendo do nascimento dos bebês, elas fizeram um combinado. Uma avisaria a outra acendendo uma fogueira. Sendo assim, a mãe de João botou o fogo assim que o bebê chegou ao mundo.
Oração a São João Batista
"Ó glorioso São João Batista, profeta e precursor do Altíssimo primogênito da graça de Jesus, e da intercessão de sua Santa Mãe, grande diante do Senhor pelo dom que fostes enriquecido desde o seio materno e pela fidelidade no comprimento da missão recebida de Deus, ajudai-me a acolher a Boa Nova que anunciastes.
Quero fazer de minha existência uma realização da justiça, do amor, da penitência e da pureza que proclamastes. Alcançai-me a graça de pertencer inteiramente ao Reino por vós prenunciado e que está presente entre nós desde o nascimento de Jesus.
Alcançai-me também, meu santo protetor, singular devoção à Virgem Maria que, levada pela caridade e pelo desejo de ajudar, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes abençoado com os dons do Espírito Santo. Estou certo de que, com essas graças e amando até a morte a Jesus e a Maria, salvar-me-ei e, no céu, convosco e com todos os anjos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria, entre delícias e gozos eternos. Amém!"