Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda as diferenças entre o Boi Bumbá e o Bumba Meu Boi

Boi Bumbá tradicionalmente conhecido no Amazonas; e Bumba Meu Boi outro do Maranhão; confira características

11 jun 2024 - 08h53
(atualizado em 14/6/2024 às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários
O boi de Sonhos do Maranhão e o boi Caprichoso com a ex-BBB Isabelle
O boi de Sonhos do Maranhão e o boi Caprichoso com a ex-BBB Isabelle
Foto: Foto: Miguel Viegas/Especial para o Terra/Reprodução Instagram/@boicaprichoso

Boi Bumbá e Bumba Meu Boi, um do Amazonas e outro do Maranhão, e ambos fazem parte da maior manifestação cultural brasileira. No São João da Thay, que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, a influenciadora reuniu os dois em seu famoso arraiá. 

Além dos tradicionais bois, o evento contou com apresentações de parte dos mais de 300 bois do Maranhão, além dos bois Garantido e Caprichoso, do Amazonas. A festa de São João de São Luiz do Maranhão é conhecida justamente por conta dessa manifestação cultural. 

Entenda as diferenças entre as entidades culturais:

De acordo com historiadores, o Bumba Meu Boi é mais antigo e teria nascido entre os séculos 18 e 19, na região Nordeste, sendo no Maranhão o estado onde ganhou raízes, em um sincretismo entre elementos do catolicismo e das culturas africana e indígena. 

No final do século 19, no entanto, maranhenses que migraram para o Amazonas levaram a cultura do Bumba Meu Boi para Manaus. De lá, a manifestação cultural chegou a Parintins (onde ocorre a mais famosa festa de folclore brasileiro), onde a manifestação cultural ganhou novos significados e a influência dos elementos indígenas predominou, transformando o Bumba Meu Boi em Boi Bumbá. 

No Amazonas, os bois Garantido e Caprichoso são rivais declarados e disputam um título no Bumbódromo, palco das apresentações do Festival de Parintins. 

Já no Bumba Meu Boi, em geral, os mais de 300 grupos de bois não disputam entre si algum título, pois os participantes são vistos como 'brincalhões' de boi e não como competidores.

Nos dias de São Pedro (29 de junho) e São João (24 de junho) é comum que todos os bois 'brinquem' juntos, em homenagem aos santos juninos.

*Com informações do G1.

O Boi Bumbá possui mistura vários instrumentos musicais nas toadas (como também é chamado no Maranhão), com um ritmo bem característico. Já o Bumba Meu Boi possui possui cinco tipos de ritmos (chamados sotaques) nas toadas: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.

Tanto o Boi Bumbá, quanto o Bumba Meu Boi conta a história dos personagens pai Francisco e a mãe Catirina. A história tem como enredo o desejo de Catirina, que queria a língua do boi, pois estava grávida. Pai Francisco vai atrás da língua do boi mais bonito da fazenda e o mata. No entanto, o Amo do Boi, dono da fazenda, não gosta do que ocorre com o animal.

A partir daí, a história muda entre o Bumba Meu Boi e o Boi Bumbá. Na cultura maranhense, cazumbás, índios e outros personagens aparecem para ressuscitar o boi do fazendeiro. Já no Amazonas, é um Pajé quem ressuscita o boi.

No entanto, em ambas culturas, no final da história os personagens conseguem ressuscitar o boi, e, como agradecimento, o dono da fazenda promove uma festa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade