Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festa junina: duas receitas para fazer com milho

Já ensinamos como plantar milho na sua horta, agora é a hora de aproveitar as espigas para fazer um delicioso bolo e curau!

24 jun 2024 - 13h31
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de junho já está chegando ao fim, mas a vontade de comer comidinhas de festa junina é uma constante durante o ano todo. Um dos protagonistas nesse período é o milho, cultivar que pode ser plantada em casa e que rende diversas receitas saborosas para a festança como por exemplo, pamonha, curau, bolos, cremes, pipoca e muito mais.

Depois de ensinar a plantar milho em casa, a ISLA Sementes traz duas receitas que você pode fazer com as espigas que colher:

Bolo de milho verde

Ingredientes

  • 2 xícaras de milho direto da espiga
  • 1 xícara de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 pacotinho de coco ralado
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador o milho, o leite, os ovos e a margarina.
  2. Acrescente a mistura na batedeira, junto com a farinha de trigo, açúcar, coco ralado e, por último, o fermento.
  3. Não esqueça de untar a forma e coloque o bolo para assar em forno preaquecido a 180º C.
  4. Asse por mais ou menos 1 hora ou até dourar e quando espetar um garfo o mesmo sair limpo.

Curau

Ingredientes

  • 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Retire a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho na água. Em seguida, debulhe as espigas.
  2. No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira para extrair bem todo o líquido - descarte o bagaço.
  3. Em seguida, misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e mexa por mais 5 minutos, até formar um creme grosso e desligue o fogo.
  4. Com o auxílio de uma concha, coloque o curau em um recipiente e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora.

Como plantar milho

-
-
Foto: Phoenix Han/Unsplash / Casa.com

Se você ainda não começou a plantar em casa e quer começar com o milho, fique atento no passo a passo abaixo:

Para começar a plantar milho em casa, primeiramente é preciso prestar atenção se na sua região o período escolhido é o correto para o desenvolvimento da semente de milho. Plante o milho em linhas em um canteiro, respeitando a distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta. Deposite as sementes em pequenas covinhas de até dois dedos de profundidade.

Deixe as plantas de milho no lugar mais ensolarado do seu quintal, já que esse tipo de cultivar gosta bastante do contato com a luz. Além disso, deve-se ter ciência de que a planta de milho pode atingir quase dois metros de altura.

Regas, cuidados e colheita

As regas são essenciais para um bom desenvolvimento do milharal, uma vez que a falta de água pode ocasionar a produção de poucos grãos em cada espiga.

Cerca de 90 dias após o semeio, você conseguirá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade. É importante realizar a colheita da espiga quando seus "cabelos" estiverem secos e dourados.

Nesse ponto, os grãos estarão se apertando na espiga, produzindo um líquido branco quando perfurado. Este é o ponto ideal de colheita para o milho verde ou o milho doce. Caso você tenha optado pela produção do milho pipoca, aguarde os grãos secarem na espiga.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade