Junho chegou e com ele, a fogueira acesa, as bandeirinhas e o cardápio mais aguardado do ano: as delícias de festa junina! Para quem está buscando uma alimentação mais saudável e principalmente, baixa em caloria, a temporada pode parecer um desafio, mas não precisa ser, viu?
A festa junina de Caruaru écuma das maiores e mais tradicionais do Brasil. Até o fim de maio, 13 comunidades rurais recebem a caravana itinerante do São João Na Roça. E a partir do dia 1º de junho, a festa rola na cidade.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
A festa de São João de Caruaru é um eventos folclóricos mais famosos do Brasil, rivalizando com o São João de Campina Grande, na Paraíba, como a maior comemoração junina do país.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
É um mundo de música, dança e gastronomia, que, este ano, tem 72 dias ao todo. São 7 polos de animação, com mais de 1.200 atrações ao longo dos festejos.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
Mais de 4 milhões de pessoas devem visitar Caruaru durante o período, injetando na economia do município cerca de R$ 700 milhões.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
Até os anos 1950, os maiores festejos ocorriam em fazendas e sítios. Mas, na década seguinte, os organizadores passaram a enfeitar as ruas do município, atraindo visitantes em busca de diversão.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
Desde os anos 1980, o São João é organizado pela prefeitura. E a inauguração do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, conhecido como Pátio do Forró, alavancou a festa, com a realização de shows que atraem multidões.
Foto: @saojoaocaruaru.oficial / Flipar
Neste ano de 2024, os shows incluem artistas da dimensão de Luan Santana, Simone Mendes, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, entre outros.
Foto: Ministério da Cultura wikimedia commons / Flipar
O palco também é um espaço importante para a apresentação de artistas regionais. Vários ritmos fazem parte do evento, com destaque para o forró que é o principal gênero da festividade.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
O São João de Caruaru tem um Festival de Quadrilhas que atrai pela beleza dos figurinos, sempre caprichados e criativos, e a graciosidade da dança tradicional, com seus personagens típicos.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
Os arraiás são decorados com milhares das tradicionais bandeirinhas coloridas e os forrozeiros capricham no figurino.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR / Flipar
E, além da música e da dança, uma das atrações especiais da festa é o gigantismo de guloseimas típicas dessa época. As Comidas Gigantes de Caruaru surgiram em 1999 com a Festa da Pamonha Gigante. E o sucesso foi imediato.
Foto: reprodução redes sociais / Flipar
Cuscuz gigante - São utilizados 200 kg de flocos de milho, além de 60 kg de salsichas, que acompanham o prato.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
Há anos a cuscuzeira de Caruaru, de 4 metros de altura, é uma atração para quem passa pela cidade nesta época de festas juninas.
Foto: Reprodução TV Asa Branca / Flipar
Bolo de saia gigante - Pesa 300 quilos. Leva 60 quilos de açúcar, 24 quilos de margarina, 29 quilos de ovos, 64 quilos de trigo e 40 litros de leite.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru - Elvis Edson - Flick R / Flipar
Bolo de rolo gigante - 30 metros de comprimento de pura doçura. Massa leve com recheio de goiabada.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
Bolo de chocolate gigante - Além da cobertura de chocolate, o bolo ainda tem flocos, como se fosse um megabrigadeiro.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru - Elvis Edson -Flick R / Flipar
Pipoca gigante - O saco é quase o dobro do tamanho da forrozeira. Dentro ficam 14 mil sacos individuais de pipoca.
Foto: Divulgação Associação dos Idealizadores das Comidas Gigantes de Caruaru / Flipar
Pacoça gigante - Essa é salgada. Feita com farinha amarela e carne seca.
Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru / Flipar
O município de Caruaru fica no Agreste Pernambucano e fez 167 anos de fundação em 18/5/2024. Caruaru tem 370 mil habitantes, numa área de 923 km² a 554 metros de altitude. Fica a 130 km da capital Recife.
Foto: Reprodução Instagram / Flipar
As obras do ceramista pernambucano Mestre Vitalino fizeram de Caruaru um dos maiores centros de arte figurativa das Américas, cujo valor foi reconhecido pela Unesco.
Foto: Allan Patrick FlickR wikimedia commons / Flipar
Compartilhar
Publicidade
Segundo o médico Rodrigo Schröder, pós-graduado em Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte, é possível manter a saúde em dia sem deixar de aproveitar. O primeiro segredo, como sempre, é a moderação. Além disso, evitar algumas combinações como estratégia pode ser uma solução para "conter danos". Abaixo, o especialista elencou algumas dicas para curtir o arraiá de forma saudável. Confira:
De acordo com o médico, dá sim para escolher uma sobremesa, mas é importante optar por receitas menos processadas e com menos açúcar adicionado. "Nesse sentido, a canjica e a paçoca tendem a ser melhores opções do que bolos e doces industrializados. Ainda assim, é importante lembrar que esses itens também devem ser consumidos com moderação", alerta.
2. Troque o quentão pelo vinho quente
Em vez do quentão - que é rico em calorias - opte pelo vinho quente. "O vinho contém menos açúcar e mais compostos antioxidantes", conta Rodrigo. Mas isso não significa que está totalmente liberado. O médico também afirma que bebida alcoólica em nenhuma quantidade é considerada saudável.
Agora, se você já exagerou, existem alguns cuidados para fugir da ressaca. "É fundamental beber água em abundância, evitar fumar e descansar adequadamente. Suplementos como vitamina B e enzimas também podem ajudar", recomenda o especialista.
3. Pré-treino em clima junino
O cardápio festivo é tão diversificado que pode virar até pré-treino, sem precisar sair do clima nem na hora de ir para a academia. "Uma opção inusitada de pré-treino inspirada na comida típica seria uma vitamina de milho verde. Ela fornece carboidratos, fibras e nutrientes que podem dar um impulso saudável antes da atividade física. Outra alternativa é uma barra de cereal caseira com ingredientes típicos, como castanha-de-caju e amendoim", diz Rodrigo.
Outros cuidados essenciais
Divida o seu prato principal destinando metade dele para as opções mais saudáveis, como grãos integrais ou o milho cozido;
Beba água adequadamente antes, durante e após as refeições para facilitar a digestão;
Evite repetir, moderando assim a ingestão calórica;
Evite combinar frituras e doces, porque pode piorar a retenção de líquidos e sensação de inchaço;
Também é importante evitar combinar alimentos muito ricos em gordura com alimentos muito ricos em carboidratos, pois isso pode atrapalhar a digestão.